Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

'O Primeiro Dia', clássico de Sérgio Godinho, serve de exemplo a “aula prática” do mestre Gimba [VÍDEO]

Conheça (mais) alguns segredos da escrita de canções

“Tirem uma fotografia a este photo frame, diz a certa altura da nova 'lição' Gimba, alertando para a lista de livros cuja leitura recomenda a quem se quiser aventurar na arte de criar melodias memoráveis, malhas de guitarra ou 'aquela' passagem de bateria.

No vídeo desta semana, o músico pega também no exemplo de 'O Primeiro Dia', canção de Sérgio Godinho lançada em 1978, para explicar alguns segredos da escrita de canções em português.

São os dilemas da escrita de letras para canções que o músico português vem resolver numa série que a BLITZ exibe semanalmente, intitulada "As Letras da Música". Trata-se, segundo o autor, "de um espaço semanal de cultura e lazer onde se vai dissecar e iluminar alguns recantos obscuros dessa arte muito nobre que é musicar palavras".

Gimba, nascido em Lisboa há 59 anos, é músico, autor e produtor português. Membro fundador dos Afonsinhos do Condado, foi padrinho de batismo dos Xutos & Pontapés, tocou e gravou com Os Irmãos Catita, em nome próprio e a solo. Produziu trabalhos de vários artistas, de José Cid a Vicente da Câmara. Fez música para televisão, rádio e publicidade. Edita em 2018 o seu segundo álbum a solo, Ponto G.