Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Quer criar letras que sirvam bem a sua música? Então faça como o fanhoso, aconselha o mestre Gimba [VÍDEO]

Mais uma útil lição de Gimba, que hoje nos ensina a evitar as vogais mudas e nos diz que a famosa 'métrica livre' não é afinal tão livre como parece... Não se assuste: é fácil

Vogais mudas não são para acentuar. E a métrica, essa, é tão livre como quisermos - mas nem sempre é tão livre como parece... Decore este nome: anacrusas, a "teoria do século XXI".

São os dilemas da escrita de letras para canções que o músico português vem resolver numa série que a BLITZ exibe semanalmente, intitulada "As Letras da Música". Trata-se, segundo o autor, "de um espaço semanal de cultura e lazer onde se vai dissecar e iluminar alguns recantos obscuros dessa arte muito nobre que é musicar palavras".

Gimba, nascido em Lisboa há 59 anos, é músico, autor e produtor português. Membro fundador dos Afonsinhos do Condado, foi padrinho de batismo dos Xutos & Pontapés, tocou e gravou com Os Irmãos Catita, em nome próprio e a solo. Produziu trabalhos de vários artistas, de José Cid a Vicente da Câmara. Fez música para televisão, rádio e publicidade. Edita em 2018 o seu segundo álbum a solo, Ponto G.