Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

As lições de Gimba. Há palavras proibidas na música? O que dizem Sérgio Godinho, Rui Reininho, JP Simões ou Pedro Abrunhosa [VÍDEO]

Cada compositor tem as suas palavras-fetiche e as suas expressões 'proscritas'. É sobre estas últimas que Gimba fala na edição desta semana de “As Letras da Música”. Para tal, foi ouvir alguns dos maiores nomes da escrita de canções em Portugal

Na música há palavras lisas e palavras abruptas. As duas podem ser utilizadas, mas é preciso saber como. Nesta lição de "As Letras da Música", Gimba foi conhecer os sons e as palavras que nomes como Sérgio Godinho, Rui Reininho. Tim, JP Simões, Mafalda Veiga ou Pedro Abrunhosa fazem questão de evitar.

São os dilemas da escrita de letras para canções que o músico português vem resolver numa série que a BLITZ exibe semanalmente, intitulada "As Letras da Música". Trata-se, segundo o autor, "de um espaço semanal de cultura e lazer onde se vai dissecar e iluminar alguns recantos obscuros dessa arte muito nobre que é musicar palavras".

Gimba, nascido em Lisboa há 59 anos, é músico, autor e produtor português. Membro fundador dos Afonsinhos do Condado, foi padrinho de batismo dos Xutos & Pontapés, tocou e gravou com Os Irmãos Catita, em nome próprio e a solo. Produziu trabalhos de vários artistas, de José Cid a Vicente da Câmara. Fez música para televisão, rádio e publicidade. Edita em 2018 o seu segundo álbum a solo, Ponto G.