Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

As broncas das letras em português: como evitá-las com a ajuda do Mestre Gimba [VÍDEO]

No quinto episódio da série “As Letras da Música”, Gimba dá vários exemplos de problemas 'crónicos' da incompatibilidade entre letra e música na nossa língua. E apresenta soluções

Ao quinto programa, Gimba cita Jimmy Webb, o 'menino de 23 anos que sabe tudo' (palavras de Tom Jobim), autor de "Tunesmith", uma das bíblias da escrita de canções: "Nenhum autor sério distorce a pronúncia de uma palavra para acomodá-la numa melodia. 'Boa prosódia' significa que todas as palavras serão cantadas da mesma maneira que as falamos".

É este tipo de dilemas que o músico vem resolver numa série que a BLITZ exibe semanalmente, intitulada "As Letras da Música". Trata-se, segundo o autor, "de um espaço semanal de cultura e lazer onde se vai dissecar e iluminar alguns recantos obscuros dessa arte muito nobre que é musicar palavras".

Gimba, nascido em Lisboa há 59 anos, é músico, autor e produtor português. Membro fundador dos Afonsinhos do Condado, foi padrinho de batismo dos Xutos & Pontapés, tocou e gravou com Os Irmãos Catita, em nome próprio e a solo. Produziu trabalhos de vários artistas, de José Cid a Vicente da Câmara. Fez música para televisão, rádio e publicidade. Edita em 2018 o seu segundo álbum a solo, Ponto G.