Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

O que está mal nestas letras de músicas? Prepare-se para mais uma 'tareia' do professor Gimba [VÍDEO]

“A nossa música está cheia de 'maus' exemplos”. A começar pelo 'Atirei o Pau ao Gato' e por 'A Saia da Carolina'...

"A música recente tem muitos 'que' e 'te', palavras sem som, sem chicha e sem significado", defende Gimba no quarto episódio de "As Letras das Músicas". "Há n músicas portuguesas que estão incompletas. A pessoa fez bem ali, fez bem acolá, mas deixou passar uma nódoa. Temos de detetar estas disfunções e, como nos filmes policiais, eliminá-las".

É este tipo de problemas que o músico vem agora resolver numa série que a BLITZ exibe semanalmente, intitulada "As Letras das Músicas". Trata-se, segundo o autor, "de um espaço semanal de cultura e lazer onde se vai dissecar e iluminar alguns recantos obscuros dessa arte muito nobre que é musicar palavras".

Gimba, nascido em Lisboa há 59 anos, é músico, autor e produtor português. Membro fundador dos Afonsinhos do Condado, foi padrinho de batismo dos Xutos & Pontapés, tocou e gravou com Os Irmãos Catita, em nome próprio e a solo. Produziu trabalhos de vários artistas, de José Cid a Vicente da Câmara. Fez música para televisão, rádio e publicidade. Edita em 2018 o seu segundo álbum a solo, Ponto G.