Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Morreu Luís Pedro Fonseca, ex-Salada de Frutas

O músico (na foto, primeiro à esquerda) tinha 64 anos e era o autor de temas como "Sempre que o Amor me Quiser", popularizado por Lena d'Água. Rui Veloso e outros amigos e colegas lamentam a sua partida. (notícia corrigida)

O músico português Luís Pedro Fonseca, membro fundador dos Salada de Frutas, de quem era o principal compositor, morreu este fim de semana. O autor de temas como "Sempre que o Amor me Quiser" ou "Olhó Robot" (na foto, primeiro à esquerda) foi vítima de um ataque cardíaco fulminante, escreve o blogue Ié-Ié. Segundo comunicado da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), citado pelo Jornal de Notícias, o compositor "foi vítima de morte súbita, em gozo de férias, não se sabendo de momento quando decorrerá o funeral". Membro de vários grupos pioneiros do rock português, como os Plexus, ainda na década de 1960, e os Chinchilas, Luís Pedro Fonseca formou em 1980 a banda Salada de Frutas, com Lena d'Água e Zé da Ponte, e mais tarde a Banda Atlântida. Músico e fundador de vários projetos musicais, foi também produtor de Rão Kyao e Né Ladeiras e formou, com Zé da Ponte, o grupo Zoom. Em 2006, escreveu o Hino dos Jogos da Lusofonia, realizados em Macau, tendo assinado ainda vários jingles publicitários, alguns deles premiados em festivais internacionais.

Com a Banda Atlântida (Luís Pedro Fonseca é o primeiro a contar da esquerda) A morte de Luís Pedro Fonseca foi lamentada por numerosos amigos e colegas de profissão. "Faz boa viagem, companheiro... fica cá a tua voz", escreveu no Facebook Lena d'Água. Por seu turno, escreveu Rui Veloso: "Gostava muito do Luis Pedro, conhecia-o há [uns] 30 e tal anos... Homem gentil, belíssimo músico, amigo dos amigos. Há uns tempos cantei um tema de um disco que ele tinha já pronto sobre Lisboa, em que colaboravam vários amigos e que lamentava amargamente e com razão não conseguir editar. Um belo tema. Bem podíamos, os amigos, fazer uma força e editar esse disco de que ele gostava tanto e seria o seu último testemunho musical e uma homenagem de todos nós ao amigo e ao músico", sugere.

Luís Pedro Fonseca, numa foto mais recente Também Rita Guerra, João Gil e Manuel Paulo lamentaram a morte do amigo, que tinha 64 anos. Recorde aqui a entrevista que a BLITZ fez a Lena d'Água, em 2010, na qual a cantora recorda os tempos com os Salada de Fruta e a Banda Atlântida.