Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

José Afonso dá nome a parque de lazer na Galiza

Homenagem partiu de grupo de admiradores galegos do músico português, que em 1972 ali cantou "Grândola Vila Morena".

A partir deste Domingo, 10 de Maio, a cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, vai ter um parque de lazer com o nome de José Afonso.



Segundo o Jornal de Notícias, a ideia partiu de um grupo de admiradores espanhóis do músico português, que em 2006 apresentou a proposta na câmara local, ao mesmo tempo que criou uma petição na internet que recolheria três mil assinaturas, de pessoas oriundas de todo o mundo.



Ainda de acordo com o Jornal de Notícias, o parque em questão é uma área relvada com mais de quatro mil metros quadrados, a poucos metros do local onde José Afonso cantou pela primeira vez ao vivo, a 10 de Maio de 1972, "Grândola Vila Morena".



Há mais de 10 anos que este local tem, de resto, uma placa comemorativa, onde se pode ler: "No dia 10 de Maio de 1972, no Burgo das Nações que ocupava estes terrenos, cantou-se pela primeira vez o 'Grândola, Vila Morena', hino da liberdade, da fraternidade e da igualdade".



Nas imediações do agora inaugurado Parque José Afonso fica ainda a Faculdade de Jornalismo, cujo edifício é da autoria do arquitecto português Álvaro Siza Vieira.



José Afonso foi considerado recentemente, numa votação levada a cabo pelos leitores da BLITZ, a segunda maior voz portuguesa de sempre.