Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Deolinda: Mundo Pequenino é Disco de Ouro, álbum anterior recebe prémio José Afonso

Terceiro disco dos portugueses recebe galardão de ouro no dia da chegada às lojas. Dois Selos e um Carimbo, o álbum anterior, distinguido com prémio José Afonso.

Mundo Pequenino, o terceiro álbum dos Deolinda, lançado esta semana, já é Disco de Ouro (galardão correspondente a 7500 cópias vendidas). O disco será apresentado ao vivo nos coliseus de Lisboa e do Porto, a 3 e 4 de maio, respetivamente. Antes, os Deolinda estarão nas lojas FNAC do Centro Cultural do Colombo (18h30) e do Chiado (21h30), em Lisboa, a 23 de março.
Entretanto, o segundo disco dos Deolinda, Dois Selos e um Carimbo, foi distinguido com o Prémio José Afonso 2011. Anunciado esta semana, o vencedor derrotou a concorrência de álbuns - lançados em 2010 - por Camané, Lula Pena, Mariza, António Zambujo ou Anaquim, entre outros. Em comunicado, o júri, composto pelo vereador da cultura da Câmara da Amadora, António Moreira, pela pianista Olga Prats, pelo compositor Sérgio Azevedo e pela chefe da divisão de Intervenção Cultural da Câmara, Vanda Santos, elogia as "evidentes qualidades deste grupo em plena ascensão: requinte das melodias e dos arranjos, que fundem habilmente várias influências num todo original mas genuinamente português, ótima interpretação instrumental e vocal, e pertinência e atualidade das letras (que se traduzem numa poesia crítica inteligente e plena de humor), qualidades a que se juntam a inovação e individualidade musical e a cuidada produção sonora e gráfica do álbum". Criado pela Câmara Municipal da Amadora, Prémio José Afonso é atribuído desde 1998, em homenagem ao músico de "Grândola, Vila Morena". Para saber mais sobre Mundo Pequenino, o disco novo dos Deolinda, consulte a BLITZ de abril, nas bancas a 29 de março.