Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Xutos & Pontapés em 2018

Rita Carmo

Xutos & Pontapés vão editar novo álbum em janeiro, com canções gravadas com Zé Pedro

O disco será editado no mês em que o grupo comemora 40 anos de existência. E já há concertos de apresentação marcados

Os Xutos & Pontapés editam em janeiro, mês em que completam 40 anos de carreira, o novo álbum, "Duro", que inclui temas gravados pelo guitarrista Zé Pedro, que morreu no ano passado, foi hoje anunciado.

De acordo com informação disponibilizada na página oficial da banda na rede social Facebook, "Duro", que deverá ser editado a 18 de janeiro, é apresentado ao vivo a 25 de janeiro no Lisboa ao Vivo, em Lisboa, e a 01 de fevereiro no Hard Club, no Porto.

O novo disco é "um legado de perseverança e persistência, de luto e de alegria, ansiedade e calma". "Com 40 anos de existência, os Xutos & Pontapés são das poucas bandas portuguesas verdadeiramente transgeracionais, somando aos mais militantes adeptos dos seus primeiros tempos, novas gerações às suas fileiras de fãs. 'Duro', é por isso mesmo um legado"", lê-se na página da banda no Facebook.

Em janeiro, os Xutos & Pontapés anunciaram que iriam manter-se no ativo, algumas semanas depois da morte do guitarrista Zé Pedro (a 30 de novembro de 2017). Na altura em que anunciaram a continuidade do grupo, os Xutos & Pontapés referiram que o guitarrista Zé Pedro ainda gravou vários temas durante 2017 e que entrarão no novo álbum.

Prestes a celebrar 40 anos de carreira, os Xutos & Pontapés deram o primeiro concerto a 13 de janeiro de 1979, nos Alunos de Apolo, em Lisboa. O mais recente álbum, "Puro", data de 2014. Zé Pedro morreu a 30 de novembro aos 61 anos. O último concerto no qual participou foi a 04 de novembro, no Coliseu de Lisboa, que fechou a digressão de 2017.

Em junho deste ano, a banda homenageou o guitarrista com um concerto emotivo no Rock in Rio Lisboa, que contou com as três maiores figuras do Estado português (Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro), e familiares e amigos de Zé Pedro em palco.

Em julho, o festival Super Bock Super Rock incluiu no programa o espetáculo "Who the f*ck is Zé Pedro?", que juntou em palco músicos como Carlão, Manuela Azevedo, Manel Cruz e Rui Reininho a interpretarem temas das bandas por onde Zé Pedro passou, acompanhados por uma banda formada por familiares dos Xutos & Pontapés.

Dos Xutos & Pontapés fazem parte Tim (vocalista e baixista), Kalú (baterista), João Cabeleira (guitarrista) e Gui (saxofone).