Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Esta sexta-feira The Legendary Tigerman e Manuel João Vieira dão espetáculos que cruzam música e cinema

O Close-up junta cinema a outras artes, como a música, apresentando filmes-concerto de Tigerman, Manuel João Vieira e Noiserv

Vida Extra

Chamamos-lhe festival por facilidade de linguagem, mas o Close-up define-se mais como um Observatório de Cinema, “um contínuo e detalhado olhar sobre a produção do cinema do presente, antecipando as mutações que o futuro trará”. Desse observatório sai todos os anos uma grande Mostra, na Casa das Artes de Famalicão, que transita entre o real e o ficcionado, do imprescindível cinema a outras artes, como a música.

É aí que entram nesta 3ª edição nomes como Manuel João Vieira, Paulo Furtado e David Santos, estes últimos sob os pseudónimos artísticos The Legendary Tigerman e Noiserv. Furtado apresentará mesmo uma estreia no Close-up, um cine-concerto feito a partir do filme mudo Os Lobos (1923), de Rino Lupo, logo na noite de abertura, a 13 de outubro. No mesmo dia, o líder dos Ena Pá 2000, Manuel João Vieira, transforma a Casa das Artes no Cabaret Maxime, cantando e tocando bandolim e guitarra. O Café Kiarostami, nome da nova secção da mostra, mistura a sétima arte “com música, projeções e conversas”. No dia do encerramento, a 20 do mesmo mês, é Noiserv a aproximar-se do universo cinematográfico ao musicar ao vivo o filme Sherlock Jr, de Buster Keaton (1924).

Pelo meio, há quase 40 sessões para ver, algumas com debates incluídos, outras especialmente direcionadas para um público juvenil, este ano sob o tema “Lugar”, depois do Close-up ter ido à “Memória” na primeira edição e seguido “Viagem” na segunda.

Dividida em oito categorias, a mostra famalicense é de entrada gratuita para estudantes, seniores e para associados de cineclubes, ficando para o público geral um custo de dois euros, ou um, caso tenha o Cartão do Quadrilátero Cultural. Os filmes-concerto, com os artistas acima citados, custam seis euros, ou três com o dito cartão.

A programação completa, que vai de 13 a 20 de outubro, pode ser vista aqui.