Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

DANNY NORTH

U2: Tudo o que precisa de saber sobre o concerto de hoje

A banda irlandesa dará, esta noite, o primeiro de dois concertos em Lisboa

Os U2 subirão esta noite ao palco da Altice Arena, em Lisboa, para aquele que será o primeiro de dois concertos integrados na nova digressão "eXPERIENCE + iNNOCENCE".

A banda irlandesa virá mostrar as canções do seu último álbum, "Songs of Experience", a uma Arena completamente esgotada; os últimos 50 bilhetes disponibilizados já foram todos vendidos.

Este novo espetáculo que os U2 irão apresentar recorre a um ecrã gigante, de 31x8 metros, conhecido como "The Barricage", tendo uma resolução nove vezes superior à do ecrã LED ao qual a banda recorreu na digressão de 2015.

O diretor criativo da digressão "eXPERIENCE + iNNOCENCE" é Willie Williams, homem que tem pensado todos os espetáculos ao vivo dos U2 desde 1983.

Para esta digressão foi também criado um novo sistema de som, por Joe O’Herlihy, que permite não só à banda passear-se por toda a Arena como ainda oferece a cada uma das pessoas presentes a mesma qualidade a nível de áudio.

O início do espetáculo irá fazer-se, como tem sido habitual, com recurso a um trecho de "O Grande Ditador", filme de Charlie Chaplin, misturado com 'Love Is All We Left' e 'Zooropa'.

Para além desse vídeo, serão também mostradas imagens de cidades europeias arrasadas pela guerra, entre 1926 e 1946, com Bono a recuperar uma antiga personagem, MacPhisto, para fazer algumas críticas à situação política internacional.

O design de palco pertence à Stufish Entertainment Architects, que tem trabalhado em todos os concertos dos U2 desde 1992.

O alinhamento é construído em torno de "Songs of Experience", abrindo o concerto com 'The Blackout', mas os fãs da velha guarda terão oportunidade de escutar, também, canções como 'Sunday Bloody Sunday', 'One' ou 'I Will Follow', do primeiro álbum.

O concerto tem a duração prevista de 1h30, e está marcado para as 21h. Veja aqui o alinhamento provável:

The Blackout
Lights Of Home
I Will Follow
All Because Of You
Beautiful Day
The Ocean
Iris (Hold Me Close)
Cedarwood Road
Sunday Bloody Sunday
Until the End of the World
Elevation
Vertigo
Even Better Than The Real Thing
Acrobat
You're The Best Thing About Me
Summer Of Love
Pride (In the Name of Love)
Get Out Of Your Own Way
New Year's Day
City of Blinding Lights

Encore
One
Love Is Bigger Than Anything in Its Way
13 (There Is A Light)