Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Homem em Catarse

Carlos Manuel Martins/Bons Sons

“Woodstock na igreja”. Concerto no festival Bons Sons causa polémica e origina comunicado da diocese de Santarém

Em causa um espetáculo do projeto Homem em Catarse, que se realizou na Igreja de São Sebastião, em Cem Soldos

Um concerto inserido na programação da edição deste ano do festival Bons Sons, realizado em Cem Soldos no passado dia 11 de agosto, está a causar polémica e indignação em meios católicos, tendo provocado uma reação da diocese de Santarém.

No centro da controvérsia está a atuação do projeto Homem em Catarse naquele festival, ocorrida na Igreja de São Sebastião, na aldeia que recebe anualmente o evento. Num vídeo veiculado nas redes sociais pode ver-se o mentor do projeto, Afonso Dorido, a tocar guitarra elétrica no altar da igreja, mostrando-se ainda a reação efusiva da plateia.

Há duas semanas, o músico publicou na internet o vídeo da atuação, mostrando-se satisfeito: "Alguém filmou! Que bela celebração".

As criticas em páginas ligadas a grupos católicos, uma delas considerando o acontecimento o "Woodstock na igreja" (referência ao festival de rock realizado nos Estados Unidos em 1969), levou a diocese de Santarém a emitir um comunicado. Nele pode ler-se que o Bispo de Santarém não teve "conhecimento prévio de que a Igreja de São Sebastião de Cem Soldos iria ser usada para espetáculos do Festival Bons Sons".

"Este ano, integrado no Festival Bons Sons, o concerto de música na igreja de São Sebastião de Cem Soldos provocou várias observações de escândalo que chegaram de várias partes do país e do estrangeiro. No caso em questão, não foram observadas as normas da Santa Sé sobre os concertos nas igrejas", sublinha-se. "No que se refere à música (...), não é legítimo programar numa igreja a execução de uma música que não é de inspiração religiosa e que foi composta para ser interpretada em contextos profanos precisos, quer se trate de música clássica ou contemporânea, erudita ou popular". A diocese de Santarém pede ainda a observação de várias condições para a realização do espetáculo, como a gratuitidade da entrada na igreja, a não utilização do presbitério e "o maior respeito relativamente ao altar". O comunicado ressalva, porém, que "não consta até ao presente ano que o Festival Bons Sons de Cem Soldos tenha usado os espaços sagrados de modo a causar escândalo ou que exigisse a intervenção da autoridade diocesana".

Ao jornal i, o pároco de Cem Soldos, Luís Martinho, garante ter dado autorização para a utilização da igreja por parte do festival, mas reconhece não ter informado a diocese da realização do espetáculo. No entanto, desvaloriza a situação, considerando-a "uma polémica em torno de um único concerto numa lista de muitos outros".

De notar que a mesma igreja recebeu no mesmo festival outras atuações, como foi o caso de um concerto de Artesãos da Música, no mesmo dia.

Homem em Catarse é o veículo musical de Afonso Dorido, cantor e compositor de Barcelos, também membro dos Indignu. Tem em "Viagem Interior" o seu disco mais recente, composto por dezassete temas, cada qual com o nome de uma localidade do interior português.