Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Conheça as Voice of Baceprot, uma banda de metal indonésia inteiramente feminina

Um trio de adolescentes indonésias está a dar que falar naquele país asiático

A Indonésia é um país de extremos. Por um lado, é "casa" para uma enorme comunidade metaleira, que tem a sua maior figura em Joko Widodo, atual presidente daquele país e conhecido fã de bandas como Lamb of God e Napalm Death; por outro, é ainda uma sociedade profundamente religiosa e conservadora, onde 87,2% da população se identifica como muçulmana.

As Voice of Baceprot situam-se, no entanto, nos dois campos: muçulmanas, mas também metaleiras. Oriundas de uma das zonas mais conservadoras da Indonésia, este trio de adolescentes tem desafiado todos e quaisquer estereótipos.

Inspiradas por nomes como Slipknot, Rage Against the Machine e Lamb of God, as Voice of Baceprot chegaram já ao programa de televisão indonésio mais popular daquele país, em junho, tendo firmado créditos também no underground. Mas, evidentemente, também contam com os seus críticos.

"[Os críticos] dizem que a minha música é proibida pela minha religião", afirma a vocalista e guitarrista Firdda Kurnia, cujos próprios pais a quiseram impedir de tocar - tendo revertido essa posição assim que a banda começou a tornar-se popular.

"Sou uma artista diferente porque sou uma mulher, e toco metal mas uso um hijab. O hijab é a minha identidade", afirma. Apesar de o repertório das Voice of Baceprot consistir essencialmente de versões, o trio já tem alguns temas originais, como "The Enemy of Earth is You", canção sobre a proteção do ambiente. Veja aqui: