Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Porque é que os Radiohead deixaram esta canção de fora de “OK Computer”?

O álbum mais marcante da banda britânica irá festejar, em breve, 20 anos do seu lançamento

O álbum mais marcante dos Radiohead chegará em breve aos 20 anos de vida. OK Computer será reeditado a 23 de junho, sob a designação OKNOTOKCOMPUTER e contará com vários lados B e três canções inéditas.

Uma dessas canções é "Lift", tema que os Radiohead apresentaram várias vezes ao vivo e que se tornou num dos favoritos dos fãs.

A canção, que foi mostrada pela primeira vez durante a digressão em torno de The Bends, acabaria por não fazer parte do OK Computer original, ausência que o guitarrista Ed O’Brien justificou esta semana: "iria matar-nos", afirmou.

Numa entrevista à BBC 6 Music, O'Brien explicou que "Lift" é "uma canção divertida": "Tocámo-la ao vivo com a Alanis Morrissette, e era uma canção interessante porque o público começava a dançá-la; era demasiado grande, um hino", diz.

"Se essa canção tivesse ido parar ao álbum, ter-nos-ia levado para um sítio diferente, e provavelmente teríamos vendido muitos mais discos. Acho que a matámos de forma inconsciente", explica ainda.

"Se o OK Computer tivesse sido como o Jagged Little Pill, da Alanis Morissette, iria matar-nos. Mas a 'Lift' tinha o potencial, a magia", diz. "Não gravámos uma boa versão, porque quando chegámos ao estúdio e a fizemos [para o disco] foi como ter uma arma apontada à cabeça, tal era a pressão".