Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Ricardo Landum, compositor português, pede cinco milhões de euros por “usurpação de canção”

O músico, autor de temas popularizados por Tony Carreira ou Ágata, acusa o cantor brasileiro Gusttavo Lima de se ter apropriado de uma canção da sua autoria

O compositor português Ricardo Landum, autor de numerosos temas celebrizados por Tony Carreira e Ágata, entre outros artistas, está a processar o cantor brasileiro Gusttavo Lima por uso indevido de uma canção que escreveu em 2008, de título "Que Mal te Fiz Eu? (Diz-me)".

Segundo o Correio da Manhã, Gusttavo Lima regravou a canção em 2014, alterando parte da letra e nunca pagando direitos de autor.

Ricardo Landum não quis falar de verbas, mas o Correio da Manhã cita o representante legal do português no Brasil, segundo quem a indemnização pedida é de cinco milhões de euros.

Ainda segundo a notícia do CM, Gusttavo Lima incorre em duas penalizações previstas na lei brasileira: o uso da canção sem revelação do seu autor e a alteração parcial da sua letra.

"Sinto-me moral e materialmente defraudado com isto tudo", disse Ricardo Landum ao Correio da Manhã. "Simplesmente pegou na canção e usou-a como bem quis", diz, sobre Gusttavo Lima.

Veja aqui a canção em causa, cantada pelo português Leandro, e pelo brasileiro Gusttavo Lima.