Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Quem são os grandes senhores dos riffs de guitarra?

Uma lista com os dez mais no que toca ao elemento mais importante do rock e do metal: um bom riff

Não existe rock e heavy metal sem guitarras. Por conseguinte, também não existe rock e heavy metal sem bons riffs de guitarra.

A Loudwire dispôs-se a organizar uma lista com aqueles que considera ser os dez mais deste mundo, ou seja, os guitarristas que compuseram mais - e melhores - riffs ao longo da história de ambos géneros.

Na lista figuram nomes como Matt Pike, dos Sleep e High On Fire, que com os primeiros ajudou a popularizar o subgénero conhecido como stoner metal, James Hetfield, pelo seu trabalho nos Metallica, o falecido Dimebag Darrell, homem forte dos Pantera e, ainda, Angus Young, dos AC/DC.

De fora ficaram nomes como Jimmy Page (Led Zeppelin), Slash (Guns N' Roses), Eric Clapton, Frank Zappa, Jimi Hendrix e Tom Morello, bem como artistas mais recentes como Jack White ou Dan Auerbach (Black Keys).

O primeiro lugar vai para o homem sem o qual, possivelmente, o heavy metal não seria possível: Tony Iommi, dos Black Sabbath, músico que praticamente "inventou" o género nos anos 70, através do seu trabalho na banda britânica que este ano se reformou.

Confira aqui os dez mais: