Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Beyoncé entrevista Solange: “Tens sido a irmã mais paciente e maravilhosa de sempre”

Beyoncé entrevistou Solange, a sua irmã, para a revista norte-americana Interview

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Na sequência do ano em que lançou o aclamado A Seat at the Table, Solange foi entrevistada para a revista Interview pela sua irmã mais velha, Beyoncé.

Ao longo da conversa informal que mantiveram, Solange e Beyoncé recordam a infância introvertida da mais nova, de 30 anos, e os desafios que se lhe colocam enquanto mulher negra e criativa.

Admiradora de Missy Elliott e Nas, que Beyoncé diz ter-lhe apresentado ("Fiquei muito espantada por a menina Sou-Demasiado-Fixe-para-Tudo se portar como uma tola quando o conheceu", recorda), Solange revela ainda o significado da canção "Cranes in the Sky".

"Escrevi-a há oito anos, quando estava a sair da minha relação com o pai do Julez. Éramos namorados desde o liceu e nessas alturas muita da nossa identidade é construída a partir da pessoa com quem estamos. Tinha muitas dúvidas e sentia pena de mim mesma", confessa.

"Escrevia e gravava muito em Miami, nessa altura, e havia muitos prédios a ser construídos por toda a parte. Lembro-me de ver gruas no céu. Eram tão pesadas e feias, longe daquilo que eu associava a paz e refúgio. Lembro-me de pensar nessa imagem como uma analogia da minha transição - a ideia que havia no nosso país, nessa época, de construir mais e mais, sem lidar com o que estava à nossa frente. E sabemos como é que isso acabou. Rebentou tudo e foi uma catástrofe. Lembrei-me dessa frase porque era o que se passava na minha vida, também. E agora, oito anos mais tarde, cá estamos novamente, incapazes de ver o que se está a passar no nosso país, sem enfrentar todas as coisas feias que estão mesmo à nossa frente".

Quanto ao papel de Beyoncé como irmã, Solange garante: "Fizeste um belo trabalho. Foste a irmã mais paciente, amorosa e maravilhosa de sempre. Nos 30 anos que passámos juntas, contam-se pelos dedos de uma mão as vezes em que nos pegamos", diz.

Pode ver a entrevista completa aqui.

Solange na capa da revista Interview

Solange na capa da revista Interview