Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Patti Smith emociona-se durante a cerimónia do Nobel

A cantora e poetisa foi convidada a atuar em honra do novo Nobel da Literatura, Bob Dylan

Decorreu hoje em Estocolmo a cerimónia de entrega dos Prémios Nobel de 2016. O novo Nobel da Literatura, Bob Dylan, não esteve presente, tendo Patti Smith sido convidada a atuar em sua honra.

A cantora e poetisa interpretou uma das canções mais famosas de Dylan, "A Hard Rain's A-Gonna Fall", tendo interrompido a performance a meio após se esquecer da letra, visivelmente emocionada.

Smith pediu desculpas pelo "nervosismo" e remotou, logo depois, a atuação, perante os muitos aplausos da plateia.

Durante a cerimónia houve ainda espaço para declarações de Horace Engdhal, membro da Academia Sueca e do Comité de atribuição do Nobel da Literatura, que justificou a atribuição do prémio a Dylan pela forma como este mudou a ideia daquilo que é a poesia, e como pode esta funcionar.

"[Dylan] devolveu a linguagem da poesia ao seu expoente máximo, que estava perdido desde os românticos", afirmou, acrescentando que o músico "de corpo e alma à música popular do século XX, o tipo de música que é ouvida nas estações de rádio e nos discos para gente comum, brancos e negros: canções de protesto, country, blues, rock primordial, gospel, e música mais comercial".

Apesar de não ter estado presente, Dylan ainda receberá o prémio em mãos, no próximo ano, não se sabendo ainda a data exata em que isso acontecerá.

Veja aqui a performance completa de Patti Smith: