Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Ouça a primeira sessão de rádio de sempre dos Queen

A gravação fará parte de On Air, nova compilação da banda britânica

Em 1973, os Queen iam pela primeira vez à rádio, e logo ao programa de John Peel, lendário radialista britânico, na BBC.

A primeira canção que ali interpretaram foi "My Fairy King", tema presente no seu álbum de estreia. Na mesma sessão, a 5 de fevereiro de 1973, tocariam ainda "Keep Yourself Alive", "Doing All Right" e "Liar".

Estas gravações serão editadas com On Air, uma nova compilação dos Queen que será lançada na próxima sexta-feira e que conta com vários inéditos, incluindo concertos e entrevistas da banda britânica.

Sobre esta gravação em particular, o guitarrista Brian May contou que "foi a primeira vez que [a banda] viu o Freddie Mercury no pleno das suas capacidades. E foi a primeira vez que ele conseguiu tocar piano ao vivo, [porque] em palco não usávamos um, à altura".

O músico explicou ainda que "My Fairy King" "foi o primeiro destes 'épicos' com muitos overdubs de voz e harmonias. O Freddie gostava imenso disso, o que levou à 'The March of the Black Queen', no segundo álbum, e à 'Bohemian Rhapsody', depois", disse.

Ouça aqui "My Fairy King", ao vivo nos estúdios da BBC, em 1973: