Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Zé Pedro faz hoje 60 anos. Veja os momentos mais marcantes da entrevista BLITZ

Zé Pedro, hoje aniversariante, é capa da BLITZ de setembro. Uma longa entrevista, fotos inéditas e depoimentos de Tim, Rui Reininho, Tó Trips, Hélio Morais e Henrique Amaro é o que pode esperar. Veja aqui vídeos da entrevista

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Rita Carmo

Rita Carmo

Fotojornalista

A viagem de infância à Guiné: "Estivemos que tempos para aterrar porque tinha explodido um avião na pista".

O primeiro beijo: "Só comecei a namorar bastante tarde"

O 1º de Maio de 1974: "Foi uma coisa fabulosa, uma adrenalina, um ambiente de festa enorme"

O festival punk que mudou a sua vida: "Ficámos com a aldeia por nossa conta"

A chegada de Kalú aos Xutos: "Foi o único que ligou duas vezes"

O primeiro concerto dos Xutos: "Tocámos quatro músicas em seis minutos"

Altas expectativas: "No segundo ou terceiro concerto dos Xutos, disse que havíamos de abrir para os Stones"

O sucesso dos Xutos: "Quando chegámos ao Circo de Feras, tínhamos a certeza de que iria resultar"

O desfalque aos Xutos: "Roubaram-nos entre 15 mil e 20 mil contos"

O dia mais difícil da história dos Xutos: "A morte da Marta foi um choque brutal"

O dia em que esteve entre a vida e a morte: "Tive a certeza de que ia sobreviver"

Depois do transplante de fígado: "A primeira coisa que disse quando acordei da anestesia foi: tenho de ir tocar ao Alive"

O amor. "É a coisa mais importante da vida"

  • Lia Pereira

    Autores

    Nasceu no Grande Porto em 1978 e estudou Comunicação Social, Jornalismo e Crítica Musical em Lisboa, onde vive. Passa os dias a ouvir música, assistir a concertos e escrever sobre esta paixão na revista BLITZ, cuja redação integra desde 2006, e na secção de cultura do Expresso. Tem uma boa vida, onde cabe também o amor pelas palavras, pelas pessoas e pelos animais.

  • Rita Carmo

    Autores

    Rita Carmo nasceu em Leiria em 1970 e é fotógrafa dedicada à cena musical há 24 anos. Iniciou a publicação de fotografias no semanário Blitz em 1992 onde permanece fotógrafa residente. Tem fotografias editadas em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. Em 2003 editou pela Assírio & Alvim o álbum fotográfico "Altas-Luzes". Em 2004, a convite da Alcatel Portugal e da Numero, expõe no 4º Festival Portugais na Fnac Forum Les Halles em Paris. Em 2008, no âmbito do Congresso Feminista, expõe na Fundação Calouste Gulbenkian. Ainda em 2008, edita com a revista BLITZ o álbum "Portugal XXI - Imagens de Sons Portugueses". Em Julho de 2009 expõe no Festival Alive parte do seu trabalho relacionado com concertos ao vivo. Em 2013, edita o álbum “Bandas Sonoras - 100 Retratos na Música Portuguesa” pela Chiado Editora. Em Julho de 2015, é curadora e expõe no Festival Super Bock Super Rock um importante acervo dos 20 anos do Festival. Como free-lancer é responsável por diversas capas de CD's e imagens de divulgação de músicos portugueses. É formadora de Fotografia de Espectáculo na Restart, World Academy e no Instituto Português de Fotografia.

  • André de Atayde

    Autores

    Quis ser Engenheiro Florestal e chegou a frequentar o curso no Instituto Superior de Agronomia, mas as Matemáticas revelaram-se exercícios complicados. Mudou para Ciências da Comunicação, vertente de jornalismo, porque achou que podia mudar o mundo. Até chegar ao Expresso, em 2008, trabalhou numa companhia de teatro e na revista FHM, sempre guiado pelas palavras de Confúcio: “É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa”. Não desistiu de (tentar) mudar o mundo!