Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Eurovisão: Ucrânia vence a Rússia

Austrália ficou em primeiro lugar na votação geral do júri, mas os votos dos espectadores mudaram a classificação

A Ucrânia venceu a edição deste ano da Eurovisão, na noite de sábado, com o tema "1944", da cantora Jamala, derrotando a Rússia que tinha uma das canções favoritas. Esta vitória abriu uma "crise" entre os dois países, visto que a canção, pela sua temática, é considerada um hino anti-russo.

"1944", que pode ser ouvida abaixo, reporta-se à deportação dos tártaros para a Crimeia, nos anos 40, por Joseph Stálin, então presidente da União Soviética. Em 2014, o povo mostrou-se contra a anexação da Crimeia, que fica em solo ucraniano, pela Rússia, levando a uma crise entre os dois países.

Reagindo à vitória da Ucrânia, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, defendeu, num post no Facebook, que para vencer a próxima edição do concurso será preciso escrever uma canção sobre o conflito na Síria, propondo até um refrão com referência ao presidente sírio, Bashar Al-Assad: "Assad blood, Assad worst. Give me the prize, that we can host".

A canção da Austrália, "Sound of Silence", que ficou em segundo lugar no festival, ganhou na votação geral do júri dos países participantes, mas a votação do público mudou o cenário. Ouça abaixo as duas canções e também a canção da Rússia, que ficou no terceiro lugar.