Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Carlão e Boss AC gravam videoclip para tema do programa “E Se Fosse Consigo?”

Novo programa de informação conduzido por Conceição Lino será exibido às segundas-feiras às 21h00 na SIC

"E se Fosse Contigo?" torna a juntar Carlão e Boss AC ao fim de 11 anos. A música feita em exclusivo para o novo programa da SIC aborda várias formas de discriminação, violência e preconceito. É também um regresso dos músicos às raízes, quando fizeram parte do primeiro movimento hip-hop em Portugal e divulgaram o rap como forma de contestação. Hoje têm outra relação com a música, experimentam outras sonoridades, mas continuam a manter a vontade de contribuir para a mudança. Para melhor.

Até que ponto, cada um de nós está disposto a intervir para pôr fim a uma cena de humilhação, de violência ou de discriminação? Será que há diferença entre o que as pessoas dizem e o que elas fazem quando a realidade as confronta? Perante este desafio, Carlão não hesitou em fazer a música para o novo programa da SIC "E Se Fosse Consigo?". Faltava saber se Boss AC também iria aceitar.

"Não imaginas o que acabou de acontecer há pouco mais de uma hora. Acabei de vir da apresentação de um festival onde estive com o AC e combinámos que havíamos de fazer alguma coisa juntos." Na hora a seguir ao encontro em que Carlão conheceu os detalhes sobre o programa, AC recebia um telefonema: "Acho que já sei o que vamos fazer." Ainda sem saber quase nada sobre o projeto, Boss AC confiou e aceitou ser o produtor musical num primeiro momento. Mas dias depois, entre acertos e trocas de ideias, é ele quem traz as palavras do refrão de "E Se Fosse Contigo?".

Ainda mais uma coincidência. Nesse mesmo dia, Carlão tinha estado à conversa com um jornalista sobre as pessoas que se assumem não preconceituosas e costumam dizer: "Até tenho amigos que são". A ideia está numa das frases que criou para o arranque: "Sempre tão polido, até tenho um amigo, por isso não és racista, homofóbico, purista, por isso não és xenófobo, porco, machista". A música fala dos que se sentem acima dos outros, mesmo quando disfarçam as atitudes e não as assumem publicamente, e é um olhar para aqueles que diariamente são desrespeitados, humilhados e agredidos.

Para querer chegar às pessoas, Carlão diz ter tentado colocar-se no lugar do outro. "Não é um exercício fácil porque, por vezes, não temos todos o conhecimento ou todas as ferramentas mas devemos procurar fazê-lo. Fixei-me no título, e se fosse consigo, e se fosse contigo? Nós raramente pensamos nisso. Muitas vezes olhamos para as pessoas e não nos revemos nelas e então achamos que são menos pessoas quando não podíamos estar mais longe da verdade."

AC concorda e assume que não gosta de virar as costas quando surge a ocasião. "Às vezes, até há certas notícias que me deixam complemente incrédulo. Como é possível haver tanta maldade, tanta indiferença e injustiça? Eu não tenho a pretensão de mudar o mundo mas se conseguirmos pôr as pessoas a pensar nestas situações e se calhar refletir acho que fazemos a nossa parte."

A última vez que os dois músicos se cruzaram foi em 2005, no álbum Ritmo, Amor e Palavras de Boss AC, ainda com os Da Weasel. No ano seguinte, tornaram a encontrar-se no palco do Coliseu, a convite de AC. A ideia de voltarem a trabalhar juntos agradou aos dois. Foi, dizem, como reencontrar um amigo de longa data. Nasceram no mesmo ano, 1975, e praticamente nasceram para a música na mesma altura. Eram eles e mais uns poucos que se juntavam em festas e espetáculos de hip-hop quando ainda muito pouco gente sabia o que era "aquilo" que não se percebia bem se era a cantar ou a falar. Tanto um como o outro encontraram no rap uma forma de contestação. Cada um foi fazendo o seu caminho e como diz Carlão, "Talvez a idade me tenha tornado mais cínico mas isso não morreu em mim".

Os portugueses continuam presos a formalidades, daí o nome do programa "E Se Fosse Consigo?" e o título da música "E Se fosse Contigo". No final, o propósito é o mesmo. Chegar a toda a gente e pôr cada um a olhar para si próprio e para a forma como trata os outros. O rapaz que corre no início do video é a vítima dos que o perseguem. São 3 contra um. Assim é na vida real.

Conceição Lino, jornalista

"E Se Fosse Consigo?", o programa, foi ontem apresentado e estreia na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, às 21h00.​

Ficha técnica:

"E se fosse contigo?" - Carlão feat. AC

Letra: Carlão/AC Firmino

Música: AC Firmino

Produzido por AC para Mandachuva Produções

Gravado no Spot, Lisboa por AC e no Estúdio Ponto Zurca, Almada por João Martins

Misturado no CervanteStudio, Lima/Perú por Jorge Cervantes

Videoclip

Realização: Rui Berton/Hugo Sousa