Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Veja aqui o vídeo novo dos Retimbrar, de Manel Cruz

O músico do Porto criou também a capa de Voa Pé, primeiro álbum da banda

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

A poucos dias do lançamento do seu primeiro álbum, Voa Pé, os Retimbrar revelaram a capa do disco e também o vídeo de "Ao Alto", uma das canções.

Tanto a capa como o vídeo são da autoria de Manel Cruz (Ornatos Violeta, Pluto, Supernada, Foge Foge Bandido).

O vídeo documenta precisamente o processo de construção da capa, sobre a qual o músico e mentor da banda António Serginho falou à BLITZ.

A capa de Voa Pé, primeiro disco de Retimbrar

A capa de Voa Pé, primeiro disco de Retimbrar

"A primeira ideia que tivemos foi [pôr na capa] uns símbolos feitos com as mãos, que é o código de um ritmo que tocamos. Mas não estávamos muito satisfeitos", conta o percussionista.

"Mostrámos a várias pessoas, inclusive ao Manel, que nos deram uma direção parecida: vocês precisam é de uma capa cheia de gente, com ruas, campos, burros e [outros] animais! Três ou quatro amigos deram o mesmo input, e o Manel teve a visão de como pôr isso no papel".

As pequenas imagens que surgem na capa "resultam de uma recolha que fizemos, junto do pessoal do grupo, de muitas fotografias e momentos que tivemos juntos".

Impressas e reunidas numa colagem, essas mesmas imagens acabam por ir "ao encontro do que é a banda e o seu espírito". Com um toque de cascata de São João? "Foi uma das nossas referências, ter uma cascatinha com as figuras todas!", concorda António Serginho.

Veja aqui o vídeo de "Ao Alto", da autoria de Manel Cruz (com ajuda de Afonso Passos e António Serginho), fotografia de Pedro Nascimento e pós produção de Manel Cruz e André Tentugal.