Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

David Bowie: as últimas aparições ao vivo

Última atuação ao vivo do Camaleão data de 2006, quando subiu a palco com Alicia Keys

Afastado dos palcos desde a digressão em torno de Reality, álbum que editou em 2003 antes de um hiato de uma década, Bowie disse sempre, após o regresso, que não voltaria a dar concertos - uma decisão que sabemos agora estar ligada ao seu estado de saúde.

Para trás ficam, então, centenas de espetáculos dados ao longo de cinco décadas, com o último concerto em nome próprio do músico a ter acontecido no Hurricane Festival, na Alemanha. Durante esta Reality Tour, Bowie foi submetido a uma angioplastia, o que o obrigou a parar e cancelar alguns concertos. Entre eles, o que tinha marcado para o Estádio do Dragão, em 2004.

Depois disso, o músico ainda pisou os palcos por mais algumas ocasiões. Em 2005, Bowie foi convidado pelos então emergentes Arcade Fire a interpretar "Wake Up", na edição de 2005 do evento de moda e caridade Fashion Rocks.

No ano seguinte, Bowie apareceu de surpresa num concerto de David Gilmour no Royal Albert Hall, em Londres, tendo interpretado dois temas dos Pink Floyd: "Arnold Layne" e "Comfortably Numb".

A última vez que Bowie pisou um palco deu-se em novembro desse mesmo ano, quando cantou com Alicia Keys durante um evento de caridade, em Nova Iorque. Eis a última canção que o britânico interpretou ao vivo: "Changes".