BLITZ Homepage
Que concerto mais gostaria de ver em Portugal em 2014? -
Partilhe este artigo:

Que concerto mais gostaria de ver em Portugal em 2014?

Arcade Fire e Pearl Jam deverão rumar à Europa. Será que David Bowie regressa aos palcos? E Tom Waits? Conheça os planos de alguns nomes de peso e revele-nos a sua lista de eleição.

A menos de dois meses do final de 2013, os planos de "estrada" para 2014 começam a desvendar-se.

Confirmados para o nosso país estão concertos de nomes como Dream Theater (15 de janeiro, Coliseu do Porto), Michael Bublé (1 e 2 de fevereiro, Meo Arena, Lisboa), Bill Callahan (22 de fevereiro, Cinema São Jorge, Lisboa; 23 de fevereiro, Casa da Música, Porto), Sepultura (28 de fevereiro, Paradise Garage, Lisboa) e One Direction (13 de julho, Estádio do Dragão, Porto).

A lista deverá "engrossar" ao longo dos próximos meses, quando artistas com discos recentemente editados revelarem os seus calendários de digressão. Deverá ser o caso dos Pearl Jam, que por estes dias andam por terras americanas e que no início do ano darão vários concertos na Austrália (onde, nessa altura, será verão). Se o itinerário for semelhante ao de 2010 (recorde-se que o antecessor de Lightning Bolt saiu em setembro de 2009), pode esperar-se o giro habitual pelos festivais de verão europeus (não é despiciendo recordar que 2014 será ano de Rock in Rio Lisboa). Em 2010, os Pearl Jam atuaram no Optimus Alive.

Também os Arcade Fire voltam à estrada: com Reflektor acabado de sair, têm concertos marcados para o Reino Unido e França em novembro, e arrancam 2014 - tal como os Pearl Jam - na Austrália, sendo de esperar que o resto do mundo (Estados Unidos e Europa à cabeça) tenha a sua vez nos meses seguintes. A última vinda dos Arcade Fire a Portugal data de 2011, no Super Bock Super Rock.

Em direção aos veteranos, Paul McCartney deu este ano três concertos no Brasil e fez uma extensa digressão na América do Norte. Dos 32 concertos deste ano, apenas 3 foram na Europa: Polónia, Itália e Áustria. Com disco novo - New - acabado de sair, é expectável que o ex-Beatle regresse ao continente europeu - onde se apresentou pela última vez, em digressão avantajada, no verão de 2011. Aliás, é o próprio McCartney que dá a entendê-lo em entrevista recente, falando já em datas no Reino Unido e na Alemanha.

Sem que haja ainda garantias de regresso aos discos ou aos palcos, importa realçar que Tom Waits deu no final de outubro o seu primeiro concerto em cinco anos: foi no Bridge School Benefit, evento organizado por Neil Young, na Califórnia. Tom Waits não costuma fazer digressões longas, mas em 2008 deu 15 concertos na Europa. Nunca atuou em Portugal.

Mais certa parece a continuação da digressão 50 & Counting dos Rolling Stones. De acordo com declarações de Ronnie Wood à imprensa inglesa, o grupo deverá reunir-se em fevereiro tendo em vista mais uma série de concertos. Tirando espetáculos no Reino Unido, a digressão não contou ainda com qualquer data europeia, lacuna que cumpre suprir. O nosso país não costuma ficar fora da rota dos Stones: o último concerto do grupo foi em junho de 2007, no Estádio de Alvalade, em Lisboa.

Incógnita maior é David Bowie. Os telediscos de The Next Day continuam a sair, mas os rumores do regresso aos palcos têm sido continuamente desmentidos. Fontes próximas do mercado dos espetáculos ao vivo afiançam que as gigantes AEG e Live Nation estão a fazer ofertas onerosas ao artista. Segundo o Music Week, a AEG terá oferecido vários milhões de libras para Bowie atuar no Estádio Olímpico de Londres em 2014. Bowie não dá concertos em nome próprio desde 2004, altura em que se viu forçado a interromper uma digressão (que deveria passar pelo Porto) por motivos de saúde.

Que concerto mais gostaria de ver em Portugal em 2014? Deixe aqui as suas sugestões.

Foto: Hugo Sousa
A BLITZ está também disponível para tablet. Faça o download da sua aplicação para iPad ou para Android
Notícia escrita por LG Sexta, 1 de Novembro às 14:43
Partilhe este artigo:
 Comentários
Partilhe este artigo:
 
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz