Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

"Smells Like Teen Spirit" dos Nirvana é a canção mais icónica de sempre, diz estudo da Universidade de Londres

O primeiro single de Nevermind, segundo álbum da banda norte-americana, ultrapassou temas de Michael Jackson, U2 e Oasis.

"Smells Like Teen Spirit", single editado pelos Nirvana em 1991, antecipando o segundo álbum, Nevermind, foi considerado por investigadores da faculdade Goldsmiths, da Universidade de Londres, "a canção mais icónica de sempre".

As canções "examinadas" foram retiradas de sete listas de melhores canções de todos os tempos e foram submetidas a um software que as comparou relativamente aos BPM, variedade de acordes e conteúdo lírico, entre outros fatores.  

"Descobrimos que a coisa mais significativa que estas canções têm em comum é que maior parte delas usa o som de uma forma muito variada e dinâmica quando comparadas com outras", disse Mick Grierson, cientista e músico, ao jornal Daily Mail, "o que faz com que a sonoridade da canção seja excitante e agarre a atenção dos ouvintes.

O top cinco de canções mais icónicas de todos os tempos é o seguinte: 

1. Nirvana - "Smells Like Teen Spirit" 2. John Lennon - "Imagine" 3. U2 - "One" 4. Michael Jackson - "Billie Jean" 5. Queen - "Bohemian Rhapsody" 

Da lista, segundo o NME, fazem também parte "Sweet Child O' Mine" dos Guns N' Roses, "Live Forever" dos Oasis, "Creep" dos Radiohead e "My Generation" dos The Who.