Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Rita Redshoes actua hoje e amanhã em Lisboa (e não tem tempo para lavar os pratos...)

Cantora actua hoje e amanhã no São Jorge, em Lisboa. "Mal tenho tempo para estar em casa a lavar os tachos!", confessa à BLITZ, entre risos.

Os últimos meses têm sido de alegria - e muito trabalho - para Rita Redshoes. O seu primeiro álbum, Golden Era, conquistou numerosos fãs e já Disco de Ouro, revelou a cantora à BLITZ. "Estou muito contente e supreendida, porque nunca pensei entrar no top!", afirmou Rita Redshoes, entre risos. O sucesso de vendas - o Disco de Ouro corresponde, actualmente, a 10 mil cópias - e também dos concertos um pouco por todo o país, "em salas esgotadas, na sua maioria", vai ser celebrado nos próximos dias 28 e 29 de Maio, com dois concertos especiais no Cinema São Jorge, em Lisboa. À semelhança do que aconteceu com Andrew Bird, que actuou no São Jorge a 24 e 25 de Maio, Rita Redshoes acabou por marcar uma segunda data após forte procura de bilhetes por parte do público. "O primeiro espectáculo esgotou muito rapidamente e decidimos fazer uma data extra, o que é motivo de grande contentamento para nós", explica. Os espectáculos no São Jorge serão "uma celebração" do último ano "e do que aconteceu desde que o disco saiu. Há convidados especiais mas não são musicais", revela Rita Redshoes, sem querer adiantar nomes. Contudo, ficámos a saber que o espectáculo e o palco destes concertos foram "pensados especificamente para o São Jorge. Vai haver elementos que não levo aos auditórios", a juntar à já conhecida inspiração nos anos 50.

Abrindo para David Fonseca, no Coliseu de Lisboa em 2008 Ao longo dos últimos meses, Rita Redshoes tem percebido que o seu público é verdadeiramente transversal: "Há desde crianças, que devem ver-me como uma personagem [de livro de histórias] com sapatos vermelhos, a uma franja de público mais próxima da minha geração, e ainda um público mais velho, da geração dos meus pais". A digressão de Rita Redshoes tem-na levado a palcos tão díspares como a Queima do Porto, cujo público impressionou a cantora pelo entusiasmo e "atenção ao que se estava a passar em palco", e o Festival South By Southwest, no Texas, que lhe rendeu alguns contactos e comentários por parte de espectadores que, após a sua actuação, foram procurar os seus vídeos na internet. Com uma agenda tão atarefada, Rita Redshoes mal tem tempo "para estar em casa a lavar os tachos", confessa, entre risos. "Não tenho férias há três anos, já vai para o quarto. Mas a certa altura terei de parar, fazer uma interrupção para pensar num disco novo". Ou isso ou, claro, fugir "para uma ilha qualquer, com sol, calor e água". Enquanto a viagem de sonho não chega, Rita já ouve, "ao longe", o seu segundo disco. "Sei que tenho vontade de fazer uma coisa mais simples, não tão orquestrada. Mas ainda não consegui começar a trabalhar a sério".

No Verão passado, actuando no Festival Sudoeste TMN Concluída que está a licenciatura em Psicologia, Rita Redshoes espera agora encontrar tempo para levar a bom porto um mestrado. Nos dias que correm, e sem tempo para festejar o Santo António ("acho que vou estar a tocar e tenho muita pena, costumo ir comer sardinhas com os meus amigos"), a voz de "Choose Love" tem ouvido a banda sonora do filme Breakfast at Tiffanys e o novo disco dos Mountain Goats. E rido com a "promoção" do pai, Carlos Pereira, a treinador do Sporting. Recentemente, o técnico substituiu, no banco dos leões, um castigado Paulo Bento. A família Pereira exultou. "Foi um momento engraçado", recorda Rita."Estávamos no fim do campeonato e as coisas estavam praticamente decididas, pelo que o peso não era assim muito grande. Mas foi engraçado ver o meu pai vestido de fato, a comandar as tropas. Eu disse-lhe que ele estava muito charmoso de fato!", brinca. Os bilhetes para o concerto de Rita Redshoes no São Jorge, a 29 de Maio, custam entre 15 euros e 20 euros. O disco da portuguesa foi recentemente reeditado numa versão que, além do CD original, inclui um bilhete para o concerto e o DVD A Kind of Red, com todos os vídeos da cantora, respectivos making ofs e quatro temas gravados ao vivo no Coliseu de Lisboa, em 2008. Foto de Rita Carmo/Espanta Espíritos