Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Ringo Starr vai leiloar a cópia 0000001 do White Album dos Beatles

O primeiro exemplar do álbum editado em 1968 poderá ser arrematado por mais de 56 mil euros.

Ringo Starr vai leiloar a cópia 0000001 de The Beatles (mais conhecido como White Album), registo de 1968 dos Beatles que incluía temas como "Dear Prudence", "Ob-La-Di, Ob-La-Da", "While My Guitar Gently Weeps", "Blackbird", "Helter Skelter" ou "Back in the U.S.S.R.".

Segundo o jornal britânico The Guardian, o primeiro exemplar do disco deverá ser arrematado por 60 mil dólares (mais de 56 mil euros) e o leilão decorrerá entre 3 e 5 de dezembro na Julien's, casa de leilões em Beverly Hills especializada em memorabilia de celebridades.

As licitações começam nos 20 mil dólares (perto de 19 mil euros), mas a cópia número 0000005 foi vendida, em 2008, por 30 mil dólares (28 mil euros) portanto espera-se que esta chegue aos 60 mil.

Recorde-se que cada exemplar de White Album vinha com um número de série na capa e o primeiro supostamente pertencia a John Lennon, tendo sido guardado por Starr, durante 35 anos, num cofre de um banco em Londres. As quatro primeiras impressões do LP estavam todas na posse dos elementos dos Beatles.

Além do disco, Starr vai também levar a leilão muitos outros objetos, como joalharia, peças de arte, roupas e instrumentos - incluindo a guitarra Gretsch Tennessean de George Harrison, que poderá ser vendida por 200 mil dólares (quase 190 mil euros).

O dinheiro amealhado com estes leilões reverterá para a Lotus Foundation, criada por Starr e a mulher para "financiar, apoiar, participar e promover projetos de beneficência com o intuito de melhorar as condições sociais em diversas áreas".