Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Quando os U2 recebiam um cachê de 300 libras mais sandes e cerveja - veja o contrato

Em 1980, os U2 deram um concerto numa cantina, na Irlanda. O organizador do evento partilhou as condições da banda, então a começar a sua carreira...

Em fevereiro de 1980, os U2 deram um concerto numa cantina, na Irlanda. À época, a banda pedia 300 libras (cerca de 380 euros, ao câmbio atual) de cachê, recebendo ainda "benesses" como sandes, cervejas e refrigerantes. "Eram uma banda pequena, em busca de publicidade e de concertos. Muito simpáticos e acessíveis", contou ao Irish Examiner Eoin Ronayne, que organizou o pequeno evento. No contrato que Ronayne, fã dos U2, partilhou no Facebook, lê-se ainda que os U2 pediam que os bilhetes do concerto não custassem mais de 2 libras. 

As condições de um concerto dos U2 em 1980 Este espetáculo antecedeu o lançamento do primeiro disco dos irlandeses, Boy, em outubro desse mesmo ano. "Tocaram na cantina", recorda Eoin Ronayne. "Eram uma banda muito pequena e o palco eram só umas mesas da cantina encostadas umas às outras. Mas esgotou!". "No ano seguinte já tinham marcado uma digressão na América e as coisas começaram a acontecer. Cresceram muito rapidamente", comenta.

Em 1982, os U2 tocariam pela primeira vez em Portugal, na segunda edição do festival Vilar de Mouros (na foto, acima).