Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Primeiro-ministro e governo da Roménia demitem-se após tragédia em discoteca

Depois do incêndio que matou mais de 30 pessoas, num concerto numa discoteca, os romenos manifestaram-se e o Primeiro-ministro cedeu.

O Primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, anunciou a sua demissão e a do seu Governo, na sequência das manifestações que levaram 20 mil pessoas às ruas de Bucareste. Os manifestantes mostravam a sua indignação com o incêndio numa discoteca que, no passado fim de semana, vitimou mais de 30 pessoas. Os participantes nestes protestos pediam a demissão do Primeiro-ministro e do Ministro do Interior, Gabriel Oprea. "Entrego a minha demissão. Consequentemente, o meu Governo demite-se também", afirmou Victor Ponta, acrescentando que permanecerá no poder até um novo Governo ser anunciado. "Sou obrigado a reconhecer a mágoa legítima que existe na sociedade. Espero que renunciar ao meu mandato satisfaça as exigências dos manifestantes", disse, citado pelo Guardian. A tragédia na discoteca terá sido a última gota de água na onda de contestação ao Governo de Victor Ponta, sob suspeitas de corrupção.  

Quanto ao presidente da câmara, que se demitiu na quarta-feira, afirmou: "Assumo a responsabilidade moral [pelo sucedido]. Quanto à responsabilidade legal, espero que a justiça se pronuncie". Também o Presidente da República, Klaus Iohannis, comentou o sucedido no seu Facebook: "Compreendo o que estão a pedir e o que esperam, e têm razão: alguém tem de assumir a responsabilidade política. Os políticos não podem ignorar este sentimento de revolta". Na sequência do incêndio, durante um concerto de heavy metal numa cave, com recurso a pirotecnia, 32 pessoas morreram. 130 continuam no hospital, dezenas das quais em estado grave.

Quanto a Victor Ponta, foi indiciado no passado mês de julho por suspeitas de evasão fiscal, lavagem de dinheiro, conflito de interesse e prestação de declarações falsas, quando trabalhava como advogado, em 2007 e 2008.

 

  Goto Getty Images