Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Pedro da Silva Martins: 'O livro foi inspirado na nossa inexperiência com um primeiro filho'

Porque Chora o Rei?, livro dedicado às crianças, já está disponível. O músico dos Deolinda falou à BLITZ sobre o processo que resultou na sua escrita.

Pedro da Silva Martins, guitarrista, compositor e letrista dos Deolinda, falou à BLITZ sobre a escrita de Porque Chora o Rei?, livro para crianças que acaba de lançar, a meias com a sua mulher, Ana Leonor Tenreiro. "Foi inspirado na nossa inexperiência com um primeiro filho", conta-nos o músico português. "Foi uma história que nasceu depois de várias noites mal dormidas e se calhar algum devaneio da história é justificado por isso mesmo". Durante várias semanas, o casal teve "a ideia na cabeça", mas faltava-lhes o tempo para se sentar a escrevê-la. Para ilustrar a história, Pedro da Silva Martins e Ana Leonor Tenreiro convidaram "naturalmente" João Fazendo, seu amigo. "Já tinha trabalhado com ele na peça Retrato Falado e ele tem ilustrado as capas dos álbuns da Deolinda", lembra o artista, acrescentando que também João Fazenda "estava a passar uma fase parecida com a nossa". "Inicialmente a ideia era ter uma prenda escrita e ilustrada para o primeiro natal do nosso filho, mas os amigos que liam a história convenceram-nos a publicar", conta ainda Pedro da Silva Martins, não descartando futuras edições subordinadas ao mesmo tema. "A aventura da paternidade é um manancial de histórias e quem sabe em breve não surjam novas histórias escritas ou cantadas".

A capa do livro de Pedro da Silva Martins e Ana Leonor Tenreiro Veja aqui o mote de Porque Chora o Rei?, já à venda. "Num reino não muito distante, ninguém sabe o que fazer. Um choro poderoso ecoa por vales e montanhas, inunda ruas e enche o coração dos habitantes de uma preocupação sem tamanho. É preciso fazer qualquer coisa! Mas o quê? Como é que se cala um rei?". Foto Luís Barra/Visão