Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Ouvir música de Adele e Oasis pode provocar "orgasmos de pele"

Especialistas dizem que a música de certos artistas pode causar "intensas respostas emocionais e psicofisiológicas".

Um novo trabalho académico defende que certas canções de artistas como Adele, Oasis ou Celine Dion podem provocar um fenómeno que chamam de "orgamo de pele".

Levado a cabo por um psicólogo e músico, Psyche Loui, e um estudade da universidade norte-americana de Wesleyan, o estudo explica que a música de certos artistas pode causar "intensas respostas emocionais e psicofisiológicas". 

No estudo, "esses momentos - que designamos como 'calafrios', 'arrepios', 'palpitações', etc - são objeto de introspeção e debate filosófico bem como de estudo científico relativo à perceção e conhecimento da música". 

"Someone Like You" de Adele, "Wonderwall" dos Oasis e "My Heart Will Go On" de Celine Dion são alguns exemplos de canções que podem provocar "orgasmos de pele", segundo um artigo da BBC sobre o fenómeno. 

"Mudanças súbitas de harmonia, saltos dinâmicos (de suave para volume elevado) e apojaturas (notas dissonantes que entram em conflito com a melodia principal, como acontece em 'Someone Like You') parecem ser particularmente poderosos".