Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

O que me leva a Sines é... 'O encontro de almas musicais', diz Laura Alves, copywriter

Em antecipação do Festival Músicas do Mundo de Sines, a BLITZ fala com vários fãs do evento sobre aquilo que torna este evento tão especial.

Laura Alves tem 37 anos, vive em Lisboa e há vários verões que ruma a Sines, para assistir e participar na celebração que é o FMM (Festival de Músicas do Mundo de Sines). No topo das motivações para rumar a sul está "a música, sempre. Não necessariamente por haver esta banda ou aquele artista [no cartaz] - embora exista sempre um ou outro nome que me cai mais no goto - mas porque há sempre uma enorme faceta de descoberta e de surpresa". A diferença para com outros festivais é, no parecer de Laura Alves, flagrante: "Em Sines os artistas mostram de facto a alma musical e dão-se ao público de uma maneira que já é rara noutras paragens festivaleiras. Diria mesmo que o FMM não é um festival de música, mas um encontro de almas que falam essa mesma língua universal que é a música". De um festival tão rico em emoções e experiências, é complicado escolher os melhores concertos de sempre, mas Laura Alves destaca os espetáculos de Congotronics vs Rockers, em 2011, Staff Benda Bilili (República Democrática do Congo) em 2010 e ainda Rokia Traoré (Mali), em 2008. Sempre que se lembra do FMM, a copywriter pensa também na israelita Mor Karbasi "a romper de forma incrível o silêncio com 'A Rua do Capelão', cantada num português quase perfeito, e a emocionar tanto o público da sala como quem assistia ao concerto na parte de fora do Centro de Artes. Foi arrepiante".

Mais do que partilhar segredos, Laura Alves, que já foi até Sines de bicicleta, gostaria que os festivaleiros descobrissem os encantos da cidade e do festival por si, mas deixa um conselho amigo: "Estando em Sines, e aproveitando para tirar uns dias de férias, nada melhor que ir comer umas belas sardinhas assadas ao Zé Beicinho. Para quem gosta de praia, durante o dia é boa ideia retemperar forças e dar um mergulho em São Torpes, onde a água até é mais quentinha, devido às descargas de água da central termoelétrica de Sines". A 17.ª edição do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo realiza-se de 17 a 25 de julho no concelho de Sines (aldeia de Porto Covo e cidade de Sines). Saiba mais no site oficial.