Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Morreu B.B. King

O músico norte-americano, verdadeira lenda dos blues, tinha 89 anos.

B.B. King, cantor e guitarrista norte-americano, e uma das derradeiras lendas dos blues, morreu ontem, 14 de maio, aos 89 anos, em Las Vegas, nos Estados Unidos.



O músico tinha sido internado no passado mês de abril, devido a desidratação. Em outubro de 2014, B. B. King fora obrigado a cancelar oito concertos por desidratação e exaustão. Há vários anos que o artista sofria de diabetes.



Apesar da idade avançada, B.B. King continuava na estrada com a sua guitarra "Lucille", tendo sido galardoado, ao longo de uma carreira que atravessou seis décadas, com 15 Grammys. King é também considerado um dos melhores guitarristas de sempre.



Nascido Riley B. King em Itta Bena, no estado do Mississippi, em setembro de 1925, foi criado pela avó, após a morte da mãe, quando tinha 9 anos. Desistiu do liceu no 10º ano e ganhava a vida a apanhar algodão e cantar gospel na rua; o primeiro casamento aconteceu aos 17 anos, havendo quem acredite que, ao longo da vida, o músico teve 15 filhos de 15 mulheres diferentes.



Nos anos 60, B.B. King começou a tocar com artistas britânicos inspirados pelos blues, e o sucesso desses músicos fez, também, com que o seu público crescesse e se diversificasse. No final dessa década, com a ajuda do agente Sid Seidenberg, começou a trabalhar com grandes produtores e obteve êxito com canções como "Paid The Cost To Be The Boss", "Why I Sing The Blues" e "Thrill Is Gone".



Em 1998, a Rolling Stone calculou que B.B. King, que passou mais de 65 anos na estrada, dando 300 concertos por ano até reduzir para 100 na última década, terá subido ao palco mais de 15 mil vezes.



Em 2010, B.B. King deu um concerto grátis em Sabrosa, Trás-os-Montes, levando mais de 20 mil pessoas até à Quinta das Almeidas.



"A iniciativa partiu da organização Rota dos Vinhos do Porto, no âmbito da promoção da região vinícola, e das autarquias adjacentes. Nesse contexto, BB King teve ainda direito a um presente muito especial: uma garrafa de vinho do Porto da colheita datada ao ano da sua nascença, 1925", escrevemos então.



Em março de 1990 a lenda dos blues fora convidado de Rui Veloso nos concertos no Coliseu do Porto e no Casino do Estoril.