Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Mark Lanegan hoje no Vodafone Paredes de Coura: "O Nick Cave é um escritor de canções inacreditável - o maior da nossa geração"

O ex-Screaming Trees regressa hoje a solo nacional para tocar no festival minhoto. Recorde aqui a entrevista que deu à BLITZ.

A Mark Lanegan Band é um dos nomes fortes do cartaz de hoje do Vodafone Paredes de Coura. O músico norte-americano, ex-Screaming Trees, sobe ao palco às 21h20 e traz consigo o álbum Phantom Radio, editado no ano passado. Leia abaixo um excerto da entrevista que deu à BLITZ no final de 2014.

É verdade que tem em Nick Cave um herói?

Sem dúvida. Não sei onde é que ele vai buscar a energia, mas é um performer incrível e, mais do que isso, um escritor de canções inacreditável - para mim, o maior da nossa geração. É alguém que admiro muito.

Quando gravou o disco de Gutter Twins, com Greg Dulli, dos Afghan Whigs, garantiu que se divertiu muito a fazer algo que muitos consideram negro e deprimente...

Quando começámos a fazer esse disco, estávamos ambos a passar por um período bastante negro. Mas somos muito bons amigos e, mesmo que estejamos num mau momento, divertimo-nos sempre. Enfim, no início dos anos 90 conheci um gajo que ficou praticamente em lágrimas ao perceber que eu não queria suicidar-me. Não posso controlar as perceções que as pessoas têm de mim: só faço música e sempre consegui retirar grande motivação, inspiração e conforto de música que outras pessoas podem considerar negra. Eu faço a música e ela passa a ser das pessoas, para o uso que lhe desejarem dar. 

Entrevista realizada por  Lia Pereira  e publicada na BLITZ de dezembro de 2014.