Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

KURT COBAIN NA CAPA DA BLITZ DE MARÇO, JÁ NAS BANCAS

A BLITZ foi a Berlim ver Cobain: Montage of Heck, o documentário que oferece um olhar íntimo sobre o líder dos Nirvana, e entrevistar o seu realizador, Brett Morgen. Nesta edição: Björk, Led Zeppelin, Father John Misty, Mark Ronson e um CD grátis: Uma História Secreta dos UHF.

O líder dos Nirvana tem honras de capa da BLITZ 105, de março de 2015, já nas bancas.

COBAIN: MONTAGE OF HECK foi um dos maiores destaques do norte-americano festival de Sundance, onde se estreou, e do festival de cinema de Berlim, do lado de cá do Atlântico. Foi à capital alemã que Nuno Galopim foi ver um documentário "que é como uma mixtape que usa imagens, palavras e sons para dar um olhar mais pessoal, familiar e, muitas vezes, inédito sobre a vida de Kurt Cobain, falecido há quase 21 anos.

Em Berlim, entrevistámos também o realizador do documentário, BRETT MORGEN, que perdeu seis anos a negociar direitos de autor mas conseguiu, finalmente, levar o líder dos Nirvana ao cinema. Em Berlim, Francisco Ferreira - coordenador de cinema do Expresso - falou com o cineasta sobre um Kurt "romântico e divertido", agora revelado. "Se este filme fosse uma 'encomenda' de Courtney Love, não sei se teria tido a colaboração da família do Kurt ou do Krist Novoselic".

Neste especial Kurt Cobain, contamos-lhe ainda quem é, hoje, FRANCES BEAN COBAIN, filha de Kurt e Courtney Love, que perdeu o pai em bebé. Deu a primeira entrevista aos 13 anos, vive em Hollywood e tem uma fortuna de 150 milhões de euros. Namora há 5 anos, dedica-se ao desenho e adora música. Luís Guerra traça o perfil da filha de Kurt. Esta é, também, a ocasião oportuna para recordar a última sessão fotográfica oficial de Kurt Cobain, através das fotos de JESSE FROHMAN, realizadas a 23 de julho de 1993, na manhã que se seguiu àquela que será, provavelmente, a entrevista mais emblemática do músico de Seattle, dada ao jornalista inglês Jon Savage. "Disse olá ao Kurt e ele respondeu, numa voz suave: 'Olá, muito prazer, por acaso não me arranjas um balde? Acho que vou vomitar'", lembra Jesse Frohman, que recordou a 'aventura' no livro THE LAST SESSION.

Grátis com a BLITZ de março o CD UMA HISTÓRIA SECRETA DOS UHF, recheado de raridades e surpresas devidamente explicadas, em entrevista, por ANTÓNIO MANUEL RIBEIRO. Sobre o CD pode ler detalhadamente aqui, mas pode desde já contar duas preciosidades logo a abrir: a maqueta mais antiga da banda, de 1979, "Modelo Fotográfico" e a maqueta original de "Cavalos de Corrida", com diferenças significativas face à versão eternizada em disco.

BJÖRK é outro dos destaques desta edição. Artista por conta própria ou mestre da colaboração? Para o seu novo álbum, Vulnicura, a artista islandesa fundiu as duas vertentes do seu talento artístico para criar uma nova experiência musical - uma vez mais. Emily Witt falou com os principais parceiros da artista e foi à Islândia encontrar uma mulher de 49 anos que nada com Antony Hegarty e faz parte de um grupo de crochê. Não esquecemos ainda a retrospetiva sobre Björk no MoMA, em Nova Iorque, nem a antologia Björk: Archives, que serve de guia e complemento para a exposição.

O mítico Physical Graffiti, dos LED ZEPPELIN, foi reeditado, e Lia Pereira rumou a Londres para voltar a ouvir Jimmy Page falar sobre um dos mais venerados álbuns duplos da história do rock. Uma visita guiada ao álbum de "Kashmir" pela voz do seu principal "arquitecto".

Esta edição da BLITZ conta ainda com entrevistas a FATHER JOHN MISTY, MOONSPELL, SLEATER-KINNEY, PHOSPHORESCENT e TIAGO LACRAU. De destacar ainda artigos sobre MADONNA (ainda terá queda para o sucesso?) e MARK RONSON, autor de um dos êxitos do momento ("Uptown Funk!", pois claro). Para fruição eminentemente visual, apresentamos-lhe um portefólio de ELVIS PRESLEY, a propósito da exposição que assinala, em Londres, o 80º aniversário do nascimento do Rei (e que Rui Miguel Abreu teve oportunidade de testemunhar). No interior desta revista estão distribuídos, aleatoriamente, 100 passes para o Caparica Primavera Surf Fest. Um deles pode ser seu! BLITZ de março já se encontra nas bancas, ao preço de 3,90 euros. Inclui, grátis, CD dos UHF.