Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

João Peste: 'Hoje há menos preconceitos raciais e sexuais'

Em entrevista à BLITZ de janeiro, já nas bancas, o vocalista dos Pop Dell'Arte fala sobre o seu trajeto, o estado do país e muito mais.

João Peste, vocalista dos históricos Pop Dell'Arte, é um dos entrevistados da BLITZ de janeiro, já nas bancas (capa: Coldplay). O músico português fala com Rui Miguel Abreu sobre o trajeto e os planos da sua banda, a passagem do tempo e muitos outros temas. Veja aqui um pequeno excerto da entrevista, que pode ler na íntegra na BLITZ 115, nas bancas com um CD grátis de Manuel João Vieira.

Nestas três décadas sente que houve evolução ou regressão em termos de consciência social e política por parte das pessoas? A composição deste Governo, por exemplo, tem suscitado alguns comentários pouco comuns... Só um estudo sério me poderia dar respostas, mas há sinais: o crescimento do abstencionismo, por exemplo. Noutras décadas mais recuadas, sinto que havia uma intervenção mais direta, através da música, do cinema e de outras formas que as pessoas tinham de expressar os seus pontos de vista políticos, os seus direitos e a sua cidadania. Hoje isso parece ter-se esvaziado. Ainda assim, acredito que houve uma evolução positiva na agenda dos costumes e que hoje há menos preconceitos raciais, menos preconceitos sexuais, apesar do que alguns títulos de jornais possam sugerir.

Foto de: Rita Carmo/Espanta Espíritos