Blitz

siga-nos

Perfil

Notícias

JACK WHITE NA CAPA DA BLITZ 75, JÁ NAS BANCAS

O protagonista do último grande concerto deste verão está em destaque na BLITZ de setembro. Também neste número, o que aí vem nos próximos meses: Muse, Green Day e The xx têm álbuns novos. Entrevistas com Bloc Party, Mumford & Sons e The Vaccines...

Jack White regressa a Portugal para o seu primeiro concerto a solo precisamente no dia em que a BLITZ de setembro chega às lojas, esta sexta-feira, dia 31 de agosto.

O músico mais trabalhador do rock do século XXI mostra-se agora a solo depois de apresentar ao mundo bandas como os White Stripes, Raconteurs e Dead Weather. JACK WHITE confessou a John Mulvey que "nada do que se diz numa entrevista, tal como nada do que se lê na Bíblia, deve ser levado a sério". O músico explica também que "Seven Nation Army", apesar de se ter tornado cântico de futebol, continua, para ele, a ser uma canção blues. 

No dossiê "O Que Aí Vem", debruçamo-nos também sobre artistas que pisam solo nacional nos próximos meses: Leonard Cohen, The Black Keys, Norah Jones, Bon Iver ou Gotye; e sobre outros tantos que regressam com novos álbuns: Bob Dylan, David Fonseca, Ana Moura ou The Killers. Entre os álbuns mais aguardados dos próximos meses está o sexto dos britânicos MUSE. Em entrevista a Marcel Anders, o vocalista Matt Bellamy fala das influências de The 2nd Law: apesar de o dubstep de Skrillex estar na lista, o líder da banda assegura que continua a destruir mais guitarras do que desejaria. E diz também que quis empenhar-se a sério nos solos, porque se sente embaraçado quando dizem que é um bom guitarrista.

Outro dos discos obrigatórios dos próximos tempos não é um: são três. Os GREEN DAY regressam em grande, com uma trilogia que os manterá em alta até janeiro de 2013. Também em entrevista a Marcel Anders, Billie Joe Armstrong falou de sexo, surf, guitarras e sobre Amy Winehouse e os Rolling Stones.

O fenómeno THE XX está também de volta com o muito aguardado segundo álbum. Coexist é, obviamente, alvo de crítica no Guia desta edição, mas Mário Rui Vieira falou com Romy Madley-Croft sobre a nova vida de uma banda simples. Na entrevista, a cantora falou das influências dos Portishead e Everything But the Girl na sonoridade dos xx e da versão que Shakira fez de um tema do primeiro álbum.

Ainda no dossiê de antecipação, há entrevistas reveladoras - e da casa - com Calexico, Sharon Van Etten, Band of Horses, Mumford & Sons ou The Vaccines.   José Miguel Rodrigues falou com STEVE HARRIS, timoneiro dos Iron Maiden desde 1975, que aos 56 anos salta para um projeto em nome próprio. E o músico revela que foi em Portugal que a ideia nasceu.  

No RETROVISOR, Rui Miguel Abreu fala com BOBBY WOMACK. Depois de vencer a luta contra as drogas e o cancro e de escapar a uma tentativa de assassinato, o músico americano regressa à ribalta com a ajuda do amigo Damon Albarn (Blur, Gorillaz) e fala sobre The Bravest Man in the Universe num artigo que traça o perfil de um artista que trabalhou com Janis Joplin mas nunca gostou de Mick Jagger. 

No FRENTE, destaque para as entrevistas da BLITZ com Xavier de Rosnay, dos franceses JUSTICE (nos bastidores do Optimus Alive'12), MIGUEL ARAÚJO e ainda com Nuno Figueiredo, guitarrista e letrista dos VIRGEM SUTA . SALTO e LIGHT ASYLUM são os Quase Famosos deste mês. Mas também fazemos apostas para os próximos tempos: PURITY RING, CÍCERO, THROES + THE SHINE e MILO GREENE vão dar que falar. No Guia, os destaques das páginas de discos vão para o novo álbum dos THE XX, mas também da caixa de reedições dos BLUR e das coletâneas BASS CULTURE, que fazem a retrospetiva histórica da música jamaicana. Há também críticas a discos novos de Bloc Party, Frank Ocean, Temper Trap, Dirty Projectors, Mumford & Sons, Calexico, Joss Stone, B Fachada e Antony and The Johnsons, entre outros.  Como sempre, oferecemos-lhe as colunas sobre metal (Metais Pesados, de José Miguel Rodrigues); Psych e Folk (de Luís Peixoto) e de world music (Mondo 21, de António Pires). No AO VIVO , recordamos as melhores imagens dos festivais EDP PAREDES DE COURA e SUDOESTE TMN, assim como os concertos de HUGH LAURIE e BON IVER em Lisboa.