Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Iberian Festival Awards vai distinguir festivais em Portugal e Espanha

As inscrições para os prémios de festivais ibéricos, criados pela Aporfest, estão abertas.

A Associação Portuguesa de Festivais de Música criou prémios para distinguir os melhores festivais de música de Portugal e Espanha, para suscitar mais sinergias entre os dois países, disse à Lusa o diretor da Aporfest, Ricardo Bramão. 

A criação dos Iberian Festival Awards é a mais recente iniciativa da associação e que pretende reconhecer várias vertentes da realização de festivais de música em Portugal e em Espanha, "países que ainda não têm uma grande união nesta área", explicou. 

O prazo de candidatura para estes prémios abriu esta semana, os nomeados para as vinte categorias serão revelados em dezembro e os vencedores serão anunciados em março, durante o fórum Talkfest, dedicado aos festivais de música em Portugal.  

"O nosso objetivo é criar sinergias entre Portugal e Espanha e que estes prémios sejam também um chamariz para toda a indústria do ponto de vista ibérico", seja na realização de festivais, contratação de artistas, presença de patrocinadores ou divulgação na imprensa, referiu Ricardo Bramão.

O diretor da Aporfest justifica assim a criação destes prémios ibéricos, uma vez que em Portugal já são entregues, por outra entidade, os prémios para os melhores festivais de música portugueses. No caso da Aporfest, os galardões são atribuídos em parceria com a empresa britânica "Festival Awards" - que distingue anualmente os melhores eventos da Europa. "Eles regulam o processo e a marca é deles", explicou. 

A associação quer que estes prémios mobilizem os diferentes agentes do setor numa perspetiva total, dos promotores aos patrocinadores, dos artistas aos jornalistas. As candidaturas aos prémios podem ser feitas em http://www.talkfest.eu/#!iberian-festival-awards/c9jq até 20 de novembro. Os vencedores serão conhecidos na quinta edição do Talkfest, que decorrerá nos dias 03 e 04 de março na FIL, em Lisboa, coincindo com a BTL - Feira Internacional de Turismo. 

A associação Aporfest nasceu em 2014 no seio do fórum Talkfest, perante a existência de dezenas de festivais de música em Portugal.Entre as iniciativas da associação, que conta com 165 associados, está a sistematização de dados estatítiscos sobre públicos e festivais, formações e debates.Ricardo Bramão explicou que o trabalho da Apofest, perante o cenário de tantos festivais de música em Portugal, "tem margem para crescer e melhorar", embora tenha lamentado que não tenha ainda havido apoio por parte do Estado.

Lusa