Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

'God Help The Girl' e Edwyn Collins para ver no Indie Lisboa

O filme do vocalista dos Belle & Sebastian e olhares sobre os Residents, Lee Scratch Perry e Manic Street Preachers intregram a programação deste ano.

Stuart Murdoch, dos Belle and Sebastian, há muito que sonhava fazer um filme. Tinha uma história, personagens, e a dada altura, julgando que o projeto nunca iria chegar a bom porto, registou essas mesmas visões num disco que criou através de um projeto em paralelo aos Belle & Sebastian e ao qual chamou God Help The Girl. Os acontecimentos entretanto rumaram em seu favor e o filme acabou mesmo por se concretizar. E agora, em "God Help The Girl", vamos poder ver afinal que ideia de cinema era a sua. Este filme é um dos títulos que integram a secção Indie Music do Indie Lisboa, que decorre entre 23 de abril e 3 de maio e cuja programação será apresentada esta semana.

Esta é uma aposta de ficção num programação que é essencialmente feita de documentários e na qual encontramos "The Possibilities Are Endless", de Edward Lovelace e James Hall, um filme sobre sobre Edwyn Collins, antiga voz dos Orange Juice, e que procura acompanhar a sua etapa de vida após um acidente vascular e, como o próprio título sugere (é uma frase do próprio músico), encarar o futuro como um espaço de possibilidades infinitas. O filme conta com alguma música do próprio Edwyn Collins e a respetiva banda sonora está já disponível em disco.

A programação deste ano da secção Indie Music inclui também entre os títulos a apresentar o filme "Theory of Obscurity", de Don Hardy, uma nova tentativa de mergulho no universo dos sempre misteriosos Residents que tantas vezes se apresentaram já com grandes globos oculares no lugar das cabeças dos músicos.

O programa de filmes sobre música da edição 2015 do Indie Lisboa poderá ter ainda uma ou duas novas confirmações. Certas são, para já, as presenças de "The Death and Resurrection Show", de S. Pettigrew (sobre os Killing Joke),  "Lee Scratch Perry's Vision of Paradise", de V. Schaner; "No Manifesto: A Film About Manic Street Preachers", de E. Marcus, "B-Movie: Lust & Sound in West Berlin", de Hoppe, Maek e Lange (um olhar musical sobre a vida na Berlim Ocidental dos anos 80), "Around The World in 50 Concerts" de H. Honigmann (documentário sobre os músicos e os espectadores de uma das mais reconhecidas orquestras holandesas, a do Concertgebow, reparando sobretudo qual sera a influência da música clássica e popular sobre os seus sentidos), "Life After Death From Above 1979", de E. Michon, "Zivan Makes a Punk Festival", de O. Glanovic (retrato do organizador de um festival de música punk na Sérvia). Serão ainda apresentadas as 13 curtas-metragens que Gonçalo Tocha criou para acompanhar o álbum "Música Moderna".  Nuno Galopim