Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Elton John quer discutir direitos LGBT com Vladimir Putin: "É presidente da Rússia e diz coisas estúpidas como essas?"

Artista britânico aponta o dedo ao presidente russo por tratamento que "isola e prejudica" a comunidade gay, lésbica, bissexual e transgénero na Rússia.

Elton John, que se encontra neste momento na Ucrânia, quer encontrar-se com Vladimir Putin, presidente russo, para discutir direitos LGBT naquele país. Em declarações à BBC, o artista britânico disse que o tratamento dado à comunidade gay, lésbica, bissexual e transgénero na Rússia "isola e prejudica" as pessoas. 

Recorde-se que os ataques homofóbicos na Rússia aumentaram em anos recentes e que Putin aprovou uma lei, em 2013, que impede algo denominado de "propaganda gay", ou seja, que torna legar processar pessoas que "promovam comportamento homossexual entre menores". 

Comentando declarações de Putin em 2014, nas quais dizia que os gays tinham como alvo as crianças, John disse: "poupem-me. É presidente da Rússia e diz coisas estúpidas como essas? Gostava de reunir com ele. Provavelmente seria tempo perdido... Ele rir-se-ia nas minhas costas assim que fechasse a porta e chamar-me idiota, mas ao menos poderia dizer que tentei".

Foto: Getty Images