Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

David Bowie, Björk e Radiohead escrevem carta aberta em defesa do clima

Também Coldplay, Robert Plant, Pet Shop Boys, Damon Albarn e Iggy Pop pedem mais esforços para controlar as alterações climáticas.

Um grupo de músicos, entre os quais estão David Bowie, Björk e Radiohead, assinaram uma carta dirigida aos líderes mundiais que participarão na Cimeira do Clima, que começa em Paris na próxima semana e se prolonga até dia 11 de dezembro, com o intuito de pedir mais esforços para controlar as alterações climáticas. 

Os músicos que assinaram a petição, e entre os quais se encontram também Damon Albarn, Coldplay, Robert Plant, Iggy Pop, Pet Shop Boys ou David Gilmour, dizem que é uma "oportunidade histórica" para fazer com que as coisas mudem, mostrando-se muito preocupados quanto à extinção de espécies animais, à desertificação, degradação de ecossistemas e outras questões ambientais.

"Nós, enquanto comunidade criativa representada pelos signatários abaixo, pedimos a todos os responsáveis pelas negociações da moldura das alterações climáticas no pós 2020 que cheguem a acordo quanto a um pacto internacional ambicioso e inspirador", começam por dizer os artistas (também atores, designers, pessoas do mundo da moda, escritores e outros juntam a sua voz). 

Na carta, declaram também a sua vontade de contribuir: "podemos contribuir de forma única para o desafio da sustentabilidade global (...) As indústrias criativas geram dinheiro e emprego mas também inovamos, moldamos e expressamos valores culturais, influenciando a forma como as pessoas sentem e as escolhas que fazem: assim, temos um potencial enorme para incitar, e reforçar, mudanças positivas e sustentáveis".

Comprometem-se, entre outras coisas, a fazer com que  os seus "negócios e indústrias se tornem mais sustentáveis, controlando de forma ativa os nossos impactos. Falar com o nosso público e os nossos clientes, usando as nossas vozes criativas para influenciar uma narrativa pública e criar consenso social para ações no que diz respeito às alterações do clima e degradação ambiental".