Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Carlão: 'Perguntam-me na rua se sou o Anselmo Ralph'

Um dos entrevistados - e fotografados - do dossiê hip-hop português da BLITZ de maio, já nas bancas, Carlão fala sobre as suas experiências.

Carlão, que acaba de lançar o disco a solo Quarenta, é um dos entrevistados no dossiê sobre hip-hop português que a BLITZ nº 107, já nas bancas, publica este mês. Leia aqui um pequeno excerto da entrevista de Carlão; também entrevistados por Rui Miguel Abreu e fotografado por Rita Carmo foram Capicua, Regula, Jimmy P e Tribruto.

Foi júri num programa de televisão tal como Anselmo Ralph... Algo impensável aqui há uns anos, não? É verdade, mas por outro lado acontece-me inúmeras vezes estar na rua e virem-me perguntar se sou o Anselmo Ralph. Se pensarem um bocadinho é fácil perceberem que não sou o Anselmo Ralph ou o Boss AC, mas isso acontece muitas vezes por serem tão poucas as pessoas - pretas ou mulatas - com um grau de notoriedade pública maior. Essa confusão nasce dessa raridade. Mas é verdade que algo está a mudar. Lembro-me de andar na escola e o simples facto de usar calças largas distinguia-me imediatamente - "lá vêm os raps de Miratejo", diziam os outros miúdos quando aparecíamos, "vai dar merda!". Entretanto, em 2012, estive envolvido num projeto comunitário em Guimarães e era incrível ver como esta cultura se espalhou pelas escolas, mesmo a norte. Muita coisa mudou. Entrevistas: Rui Miguel Abreu Foto: Rita Carmo/Espanta Espíritos