Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Azealia Banks à Playboy: 'Odeio americanos brancos e gordos' [veja fotos da sessão]

A rapper, que em julho vem a Portugal, está na capa da Playboy e aborda temas como o racismo, assegurando: "Quero deixar os Estados Unidos. Detesto tudo neste país".

A norte-americana Azealia Banks está na capa da Playboy, revista para a qual posou e deu uma longa entrevista.

Questionada sobre se gostaria de deixar os Estados Unidos, onde nasceu, a rapper responde: "Sim! Detesto tudo neste país. Por exemplo, detesto americanos brancos e gordos. Aquelas pessoas enfiadas no meio da América, aqueles brancos conservadores e racistas que vivem nas suas quintas. Aquelas miúdas adolescentes que trabalham no Kmart e têm avós racistas - essa é a verdadeira América".

Azealia Banks é ainda contra o currículo das escolas norte-americanas. "Os manuais da escola são do pior, se não fores branco. Dizem: os brancos deram-te o direito de votar. Converteram-te ao cristianismo e ensinaram-te a falar inglês. Se não fossem eles, ainda vivias numa barraca. Eu podia escrever um livro a explicar porque é que os negros não deviam ser cristãos. Os miúdos negros deviam ter o seu próprio currículo escolar, que não comece com uma viagem de barco de África. Só sabes que viemos para cá de barco, que não tínhamos nada, e que ainda não temos. Mas o que é que se passava em África? De que cultura é que fomos arrancados? Essa informação é vital para a sobrevivência de uma jovem alma negra".

A rapper de "212" confessa também, na mesma entrevista, que admira a carreira de Jay-Z. "Quero ter sucesso sendo negra e orgulhosa e espalhafatosa. Na sociedade americana, o que rende é ser um negro que não ameace ninguém. Por isso é que tens pessoas como o Pharrell ou o Kendrick Lamar a dizer: como é que podemos esperar que nos respeitem, se não nos respeitamos a nós mesmos? Estão a jogar esse jogo do negro que não ameaça ninguém, e depois todas as soccer moms brancas dizem: ai, adoramo-los! Até o Kanye West joga um pouco esse jogo - por favor, mundo branco, aceita-me! O Jay-Z não aceita esses jogos".

Azealia Banks atua no Nos Alive '15, em Algés, a 11 de julho; a rapper de Harlem, Nova Iorque, vem apresentar o seu disco de estreia, Broke With Expensive Taste, editado no passado mês de novembro.