Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

António Variações eleito maior ícone gay português

Da lista resultante de um inquérito online fazem também parte nomes como Amália Rodrigues, Simone de Oliveira e Ana Malhoa ou o apresentador Manuel Luís Goucha e a atriz Ana Zanatti.

António Variações foi eleito o maior ícone gay português pelos mais de 2 mil votantes num inquérito online levado a cabo pelo site português de notícias e cultura LGBT dezanove.pt. O cantor, que morreu em 1984 devido a uma broncopneumonia (acredita-se ter sido a primeira figura pública portuguesa a morrer de SIDA), venceu destacado, reunindo mais de 17% dos votos.

Entre os 77 nomes referidos na votação, que decorreu entre 12 de março e 15 de maio, destacam-se o apresentador Manuel Luís Goucha (9.59%), em segundo lugar, e a atriz Ana Zanatti (6.03%), em terceiro. Além de Diogo Infante e José Castelo Branco, que encerram o top 5, a lista inclui outros nomes do campo musical como Amália Rodrigues, Simone de Oliveira ou Ana Malhoa. 

Os poetas Fernando Pessoa, Ary dos Santos, Mário de Sá-Carneiro e Al Berto também são referidos na lista, bem como o futebolista Cristiano Ronaldo, o modelo Luís Borges, o vice-primeiro-ministro Paulo Portas e a deputada do PS Isabel Moreira, que se destacou na luta pelo direito à adoção por casais do mesmo sexo.