Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

A Arte Elétrica em Portugal: quando José Cid tocava com o pai de Jay Kay, dos Jamiroquai

A série estreou ontem, na RTP. Veja José Cid falar do afastamento de Luís Waddington do Conjunto Mistério.

Foi ontem exibido pela RTP o primeiro episódio da série documental A Arte Elétrica em Portugal, sobre a história do rock português.

Nesta estreia, José Cid é um dos entrevistados, recordando a sua entrada no Conjunto Mistério, onde tocava com Luís Waddington.   "Ainda fizemos duas festas, dois bailes, até que o líder do grupo, Luís Waddington... o seu ego sentiu-se ocupado pela minha forma de tocar piano e cantar, o que a mim não me incomodava nada, porque ele tocava muito bem guitarra e eu achei boa ideia ele continuar lá. Até que, de repente, o Luís Waddington disse: ou ele ou eu, e os outros todos disseram: então sais tu", conta José Cid, acrescentando: "O Luís Waddington era o pai do Jamiroquai". Veja aqui esse momento da entrevista (cerca dos 10 minutos). O Conjunto Mistério esteve na génese do Quarteto 1111. Quanto a Jay Kay, mentor dos Jamiroquai, é fruto da relação entre Luís Waddington e a britânica Karen Kay, cantora de jazz e personalidade televisiva. Jay Kay, ou por outra, Jason Luís Cheetham, nasceu em 1969, mas não tinha contacto com o pai, que voltou para Portugal.

A série documental sobre o rock português, intitulada A Arte Elétrica em Portugal, consta de seis episódios baseados numa ideia do realizador António-Pedro Vasconcelos e levada a cabo com o contributo do jornalista e consultor (e colaborador da BLITZ) Rui Miguel Abreu. 

Tendo como ideia base a recuperação da história da música rock portuguesa desde a década de 60 até ao início dos anos 90, A Arte Elétrica em Portugal compara a expansão do género musical em solo nacional com o que acontecia no estrangeiro, contando com mais de 50 entrevistados - músicos, especialistas e também testemunhos de fãs. 

O episódio ontem exibido, dedicado aos "Anos do Ié-Ié", retrata "o papel da rádio quando o rock apareceu em Portugal no início dos anos 60", década durante a qual nasceram projetos como Conjunto Académico João Paulo, Quarteto 1111, com José Cid, Ekos, Conchas, Daniel Bacelar, Shakes ou Vítor Gomes e os Gatos Negros. Veja abaixo o trailer da série.