Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Operação U2: “Rattle and Hum”, um duplo álbum que também era um filme

Ano e meio depois de conquistarem a América com “The Joshua Tree”, os U2 regressaram com um disco que juntava originais, colaborações e temas ao vivo

Pouco mais de um ano depois de se afirmarem definitivamente com “The Joshua Tree”, os U2 voltaram a mandar um álbum para as lojas: “Rattle and Hum” era um registo duplo que servia de “companheiro” ao documentário com o mesmo nome que se debruçava sobre a digressão do ano anterior nos Estados Unidos e as experiências da banda com sonoridades blues, folk rock e gospel.

U2 - "Rattle and Hum"

U2 - "Rattle and Hum"

Produzido por Jimmy Iovine, cofundador da editora Interscope que tinha no currículo trabalhos com John Lennon, Bruce Springsteen, Patti Smith ou Dire Straits, o disco incluía o single ‘Desire’ (primeiro da banda a subir à liderança do top britânico), temas gravados ao vivo (entre eles, versões de ‘Helter Skelter’ dos Beatles e ‘All Along the Watchtower’ de Bob Dylan, ‘Pride (in the Name of Love)’ e ‘I Still Haven’t Foud What I’m Looking For’) e uma colaboração com B.B. King (‘When Love Comes to Town’).

Apesar de não ter reunido consenso entre os críticos, o disco foi um sucesso comercial, com 14 milhões de exemplares vendidos em termos globais e primeiros lugares em tabelas espalhadas um pouco por todo o mundo (‘Desire’ valeu-lhes mais um prémio Grammy). Depois de uma digressão de promoção que não passou pelos Estados Unidos, a banda assumiu uma paragem para reavaliar o rumo a seguir, com Bono a anunciar num concerto em Dublin: “isto é o final de algo para os U2… Temos de nos afastar e sonhar tudo de novo”.