Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Operação U2: à conquista da América com “The Joshua Tree”

Disco de 1987, que esteve para se chamar “The Two Americas”, valeu aos U2 o Grammy de Álbum do Ano

O quinto álbum dos U2 é, até hoje, o mais celebrado da carreira da banda. “The Joshua Tree” chegou às lojas em março de 1987 e tornou-se rapidamente o maior sucesso do quarteto até então, subindo ao primeiro lugar das tabelas de vendas de vários países, incluindo Reino Unido e Estados Unidos. ‘With or Without You’ e ‘I Still Haven’t Found What I’m Looking For’ escalaram também o top de singles do lado de lá do Atlântico, permanecendo até hoje as duas únicas canções da banda a conseguir tal feito.

U2 - "The Joshua Tree"

U2 - "The Joshua Tree"

Inicialmente, “The Joshua Tree” chamava-se “The Two Americas”, aludindo ao facto de a banda ter sentimentos contraditórios relativamente aos Estados Unidos: por um lado não simpatizava com a sua política externa, por outro era fascinada pelos seus ideais de liberdade. O disco, que voltou a contar com produção de Daniel Lanois e Brian Eno, ficou marcado pela vontade do grupo de explorar os blues, a folk e música gospel.

O disco recebeu aplausos da crítica, vendeu mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo e valeu aos U2 os dois primeiros Grammys: Álbum do Ano e Melhor Performance Rock. Foi também devido ao sucesso de “The Joshua Tree” que a reputada revista Time resolveu colocar os U2 na capa, chamando-lhes “Rock’s Hottest Ticket” (apenas três outras bandas tinham chegado à capa da publicação: The Beatles, The Band e The Who).