Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Bono no anfiteatro Red Rocks em 1983

Operação U2: um concerto que mudou a história do rock

O espetáculo que a banda irlandesa deu em Red Rocks, em junho de 1983, estava integrado na digressão de “War”

Foi com o sucesso do terceiro álbum, “War”, em mãos que os U2 começaram a tornar-se uma força inegável em palco. Numa digressão que partiu da Europa para os Estados Unidos e Canadá e terminou no Japão, a banda irlandesa começou a atuar em espaços cada vez maiores - incluindo grandes festivais, como o belga Werchter Festival ou o US Festival, onde tocaram frente a 125 mil pessoas -, transformando a “War Tour” na primeira digressão verdadeiramente rentável (rendeu-lhes cerca de 2 milhões de dólares).

Apesar de Bono tentar transformar todos os concertos em momentos memoráveis, houve um que se destacou: a 5 de junho de 1983, o quarteto subiu ao palco do anfiteatro Red Rocks, perto de Morrison no estado norte-americano do Colorado, e assinou uma atuação debaixo de chuva que foi destacada pela revista Rolling Stone como um dos “50 momentos que mudaram a história do rock and roll”.

O grupo presenteou o público com uma atuação eletrizante que seria posteriormente imortalizada no vídeo-concerto “U2 Live at Red Rocks” (lançado em novembro de 1984) e no álbum ao vivo “Under a Blood Red Sky” (editado a 21 de novembro de 1993), que incluía temas gravados em vários concertos da digressão de “War”.