Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Operação U2: o difícil “October”

Segundo álbum dos irlandeses U2 esteve para se chamar “Scarlet” e nasceu de um processo complicado

Ainda “Boy” estava fresquinho nas lojas e já os U2 começavam a pensar no seu sucessor, o “sempre” difícil segundo álbum. “October”, que esteve para se chamar “Scarlet”, foi editado a 12 de outubro de 1981, pouco menos de um ano depois do seu antecessor, mas teve um parto difícil. Durante a digressão da banda pelos Estados Unidos, no início de 1981, Bono perdeu uma mala onde tinha algumas letras de canções e ideias musicais (no backstage do concerto que deram em Portland, no Oregon, mais precisamente).

U2 - "October"

U2 - "October"

Quando resolveram regressar ao estúdio, em julho, onde passaram dois meses em gravações, tinham muito pouco material, o que forçou o vocalista a improvisar rapidamente letras de canções para terminar o disco dentro do prazo. A banda voltou a colaborar com Steve Lillywhite, que descreve as sessões de gravação como “caóticas”. “‘October’ foi o mais difícil dos três álbuns que fiz com eles, basicamente devido à bem conhecida história das letras que o Bono perdeu durante a digressão americana”, disse o produtor em declarações à revista oficial do clube de fãs da banda, Propaganda, “o facto de o primeiro álbum ter tido algum sucesso na América fez com que a banda andasse na estrada durante muito tempo lá, para fazer trabalho de campo. Quando voltaram e era tempo para o segundo álbum, nada estava pronto!”.

Precedido pelos singles ‘Fire’ (o primeiro a entrar para a tabela britânica) e ‘Gloria’, “October” subiu ao 11º lugar do top de vendas britânico, mas rapidamente perdeu fogo. Nos Estados Unidos, não chegou sequer a figurar entre os 100 álbuns mais vendidos e vendeu mal no resto do mundo. As canções de “October” foram inspiradas pela relação dos membros da banda com a religião e com o facto de as suas crenças entrarem em conflito com o estilo de vida do rock. A tal mala que Bono perdeu foi recuperada em 2004, curiosamente também no mês de outubro.